Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/60275

TítuloO papel do marketing mix das marcas alimentares biológicas no comportamento e na educação dos consumidores
Outro(s) título(s)The role of organic food brand’s mix marketing in consumers behavior and education
Autor(es)Oliveira, Catarina Peneda de
Orientador(es)Sousa, Bruno Miguel Barbosa
Palavras-chaveComportamento do consumidor
Consumo verde
Estratégia de marketing
Alimentação biológica
Consumer behavior
Green consumption
Marketing strategy
Organic food
Data2019
Resumo(s)A atual poluição e possível esgotamento dos recursos naturais do planeta Terra combinados com a crescente preocupação em escolher alimentos mais saudáveis e respeitadores do meio ambiente, dão origem a uma nova forma de consumo: O consumo verde. Neste seguimento, as organizações identificaram esta oportunidade de negócio levando ao surgimento de várias marcas ligadas ao comércio destes produtos. As organizações presentes no estudo, são pequenas empresas que atuam a nível local na venda de alimentos e outros bens (e.g. cosméticos, produtos de limpeza) com consciência ambiental. Através de uma metodologia qualitativa de cinco entrevistas semiestruturadas foi procurado compreender de que forma a estratégia de produto, preço, comunicação e distribuição destas marcas procura influenciar o comportamento do consumidor e educá-lo no sentido de consumir de forma sustentável. Além do mais, perceber o perfil demográfico do seu cliente foi também tido em consideração. Os resultados obtidos demonstram que os clientes são, em grande parte, jovens- adultos, do género feminino, com filhos pequenos e com educação e rendimento acima da média. Em termos de estratégia, as marcas atualmente apostam na venda a granel como forma de evitar desperdício de produto e embalagem. Promovem também a venda de cabazes combinando produtos da época respeitando assim o ciclo da natureza. Informam o consumidor e interagem com ele, essencialmente, através de redes sociais, newsletters, workshops e eventos. Procuram fornecedores certificados, locais ou nacionais, de modo a que o transporte seja o menos poluente possível. Os principais conceitos abordados na presente dissertação passam pelo comportamento do consumidor, consumo e marketing verde e também pelo composto de marketing.
The current pollution and possible depletion of Earth's natural resources combined with the growing concern in choosing healthier and environmentally friendly food, gives origin to a new way of consumption: Green consumption. Therefore, organizations have identified this business opportunity leading to the emergence of several brands related to the commerce of these kinds of products. The organizations participating in this study are small companies that act locally in selling food and other goods (e.g. cosmetics, cleaning products) with env ironmental awareness. Through a qualitative methodology of five semi-structured interviews, an attempt was made to understand how the strategy of product, price, communication and distribution of these brands seek to influence consumer behavior and educate consumers to act in a sustainable way. Moreover, realizing the demographic profile of their client has also been taken into consideration. The results show that clients are largely young-adult, female, with small children and above-average education and income. In terms of strategy, the brands currently bet on the sale in bulk as a way to avoid waste of product and packaging. They also promote the sale of baskets combining products of the season thus respecting the cycle of nature. Informing consumers and interacting with them, is essentially through sociais networks, newsletters, workshops and events. They look for certified local or national suppliers so that the transport is less pollutant as possible. The main concepts addressed in this dissertation are consumer behavior, consumer and green marketing and also marketing compound.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/60275
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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