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TítuloAs revistas de culinária de supermercados portugueses e seus discursos sobre alimentação
Autor(es)Luderer, Cynthia Arantes Ferreira
Carvalho, Anabela
Palavras-chaveAlimentação
Discursos
Revistas de culinária
Supermercados portugueses
Sustentabilidade
Data2019
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
CitaçãoLuderer, C. & Carvalho, A. (2019). As revistas de culinária de supermercados portugueses e seus discursos sobre alimentação. In Z. Pinto-Coelho, S. Marinho & T. Ruão (Eds.), Comunidades, participação e regulação. VI Jornadas Doutorais, Comunicação & Estudos Culturais (pp. 52-70). Braga: CECS.
Resumo(s)A complexa temática da alimentação atravessa diversos campos científicos e oferece uma pluralidade de questões sociais e culturais a serem discutidas e, neste século, com o apoio de um Espetáculo Midiático imbuído de discursos em torno da gastronomia, esse tema tem se destacado globalmente. As revistas impressas de culinária fazem parte dos vários suportes comunicacionais que divulgam os alimentos e, dentre elas, há as publicadas por redes de supermercados. A pesquisa de pós-doutoramento, recém-iniciada e que aqui se propõe apresentar e discutir, tem como corpus duas dessas revistas portuguesas: a Continente Magazine e a Sabe Bem. Elas apresentam a maior tiragem em Portugal nesse segmento e ambas são distribuídas pelos dois maiores retalhistas lusos, respectivamente, o Continente e o Pingo Doce. Ao reconhecer que as narrativas sobre a sustentabilidade têm se destacado no Espetáculo da Gastronomia (Luderer, 2013, 2017), o principal objeto de estudo desta pesquisa serão os discursos sobre sustentabilidade apresentados nessas duas revistas selecionadas. Apoiada nessas mensagens, assim como no segundo e no 12º item anunciado na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável – os quais tratam, respectivamente, da erradicação da fome e da promoção da agricultura sustentável, e do consumo e produção sustentáveis –, esta investigação prima responder às seguintes questões: como os supermercados portugueses alinham os seus interesses mercantis com princípios de sustentabilidade? E ainda: qual o papel que tem ocupado essas revistas no sentido de sensibilizar e mobilizar seus leitores para a sustentabilidade? Para respondê-las, o objetivo geral deste trabalho é analisar os discursos multimodais sobre alimentação construídos e difundidos por esses distribuidores e, para alcançá-lo, buscar-se-á atentar ao conhecimento científico produzido pelas Ciências do Ambiente enquanto norteador de uma visão sobre sustentabilidade e analisar as convocações comunicacionais em torno da sustentabilidade divulgadas nas duas revistas. Esta investigação será exploratória e metodologicamente será apoiada em fontes documentais, selecionando-se para tanto os materiais impressos e virtuais. A pesquisa ainda se estenderá em campo para entrevistar: agentes relacionados à produção dos exemplares estudados; consumidores das revistas e dos dois supermercados que as publicam; e ainda fornecedores das empresas retalhistas, mantenedoras das revistas. Para dar conta das reflexões aqui traçadas, esta pesquisa será apoiada nas análises de Charaudeau (2006), que ancoram relevantes percepções em torno das Análises dos Discursos, e de Prado (2011) e Luderer (2013), que exprimem conceitos e exemplos específicos sobre as revistas impressas e seus contratos de comunicação.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/60254
ISBN978-989-8600-82-0
Versão da editorahttp://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/issue/view/249
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

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