Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/60020

TítuloEstratégias de publicidade persuasiva em oligopólio
Autor(es)Ferreira, David André da Silva
Orientador(es)Esteves, Rosa Branca
Palavras-chaveOligopólio
Estratégia empresarial
Diferenciação do produto
Publicidade persuasiva
Oligopoly
Business strategy
Product differentiation
Persuasive advertising
Data2018
Resumo(s)Diariamente, os consumidores de países mais desenvolvidos estão sujeitos a uma diversidade de publicidade através de jornais, revistas, televisão, rádio, Internet, outdoors entre outros. A publicidade consiste num fenómeno interessante pois caracteriza-se por um meio de comunicação controlado pelas empresas. A publicidade permite alcançar muitos públicos, incrementando deste modo a notoriedade da empresa ou do produto publicitado e pode sobretudo proporcionar componentes informativos e persuasivos aos potenciais clientes. Não obstante a publicidade ser um meio bastante dispendioso e a sua construção estar associada a longos processos e vários estudos de mercado, as empresas não a utilizariam se os consumidores não respondessem à mesma. Inevitavelmente a publicidade afeta a concorrência num mercado oligopolista. A interdependência estratégia é um elemento fundamental deste tipo de mercados e a competição por uma maior quota de mercado e a ambição de obter maiores lucros têm-se relevado como um grande desafio para os decisores empresariais. Este estudo tem como objetivo analisar os efeitos ao nível da concorrência -- procura, preços e lucros -- da publicidade persuasiva realizada com o objetivo de alterar a diferenciação do produto entre as empresas. Pretende-se ainda investigar a alocação ótima de recursos bem como a resposta dos consumidores às diferentes técnicas e canais de persuasão.
Everyday most of the consumers in developed countries are subject to a variety of advertising through newspapers, magazines, television, radio, internet, billboards and more. Advertising is an interesting phenomenon because it is a medium of communication totally controlled by companies. Advertising can reach the target audience, and so increasing the company's reputation or of the advertised product. This way the main goal is to provide informative and persuasive components to potential customers. Although it is a very expensive medium and its development is associated with long processes and several market studies, the companies would not use it if consumers did not respond properly to it. Inevitably, advertising affects competition in an oligopolistic market. The strategic interdependence is a key element of this type of market structure, and the competition for a larger market share and the ambition for higher profits has emerged as a major challenge for several managers. The main goal of this study is to analyse the effects on competition - demand, prices and profits - of the persuasive advertising build up with the objective of altering product differentiation between companies. Another goal is to look into the optimal allocation of resources and the response of consumers to different techniques and channels of persuasion.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresa
URIhttps://hdl.handle.net/1822/60020
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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