Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/59910
Título: | Tutor inteligente para primeiro e segundo ciclos |
Autor(es): | Oliveira, Jorge Rafael Chaves |
Orientador(es): | Mendes, Rui |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | Atualmente, existe um forte crescimento das aplicações destinadas à aprendizagem de
conteúdos no âmbito escolar.
A proposta de dissertação, no âmbito do Mestrado Integrado em Engenharia Informática,
presente neste documento, foca-se na criação e implementação de um tutor inteligente
de modo a criar recursos para crianças do primeiro e segundo ciclos com o objetivo de
monitorizar o progresso na aprendizagem desses mesmos conteúdos.
O desenvolvimento desta aplicação visa ajudar os tutores e/ou encarregados de educação
a planear o estudo dos seus tutorados, de acordo com as dificuldades ou necessidades
apresentadas.
O sistema desenvolvido acompanha não só o tutorado, mas também o seu tutor visto
que são dadas sugestões e feitas análises de modo a agilizar o processo de criação de fichas,
com o objetivo de os tutorados superarem as suas dificuldades, enquanto fazem uso das
tecnologias.
Esta aplicação não só monitoriza a aprendizagem dos tutorados, como também tem presente
uma componente para introdução de novo conteúdo escolar por parte dos tutores
e/ou encarregados de educação, com o objetivo de armazenar grandes quantidades de
dados, de modo a diminuir a ocorrência de perguntas semelhantes.
Relativamente ao sistema de monitorização, este apresenta dados estatísticos referentes
às áreas do programa escolar em que o tutorado apresenta mais dificuldades, bem como as
áreas em que este está mais à vontade, de modo a poder dinamizar o conteúdo das fichas
para os seus intervenientes. Actually, there is a strong growth of applications with learning propose in the school context. This dissertation, in the scope of the Integrated Master in Informatics Engineering presented in this document, focuses on the creation and implementation of an intelligent tutor system in order to create many resources for first and second cycle kids with the objective of monitoring your progress in learning context. The development of this application aims to help tutors and caregivers to plan the kids study, with difficulties and needs presented. This system follow not only the kid but also its tutor since there are made suggestions and analyzes in order to speed up the creating records process with the objective of the kids overcome their difficulties while use the technologies. This application not only monitors the tutors learning, but also has as a module for the introduction of new school content by tutors and parents with the purpose to store a large amounts of data, so as to reduce the occurrence of similar questions. This monitoring system presents statistical data referring to the areas of the school program in which the tutored presents the most difficulties, as well as the areas in which is more comfortable, in order to be able to improve the records content for yours stakeholders. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Computer Science |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/59910 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DI - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jorge-Rafael-Chaves-Oliveira-dissertação.pdf | 2,26 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |