Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/5984

TítuloGeneratividade em estudantes e profissionais de educação
Autor(es)Alves, José Ferreira
Santos, Pedro Lopes dos
Alves, Cidália Ferreira
Alves, Anabela
Brito, Lurdes
Cunha, Fernando
Palavras-chaveGeneratividade
Avaliação
Educação
Profissionais
Data2006
RevistaRevista Psychologica
Citação"Revista psychologica". ISSN 0871-4657. 43 (2006) 143-156.
Resumo(s)O conceito de generatividade proposto inicialmente por Erik Erikson (1976) é tão importante para compreendermos os problemas e desafios que se colocam aos adultos e às sociedades contemporâneas quanto o tem sido o conceito de identidade para compreender os desafios que se colocam ao adolescente e ao ciclo de vida humano. Apesar da importância social e educativa deste conceito não tem havido entre nós tentativas de medida deste conceito especialmente em populações com responsabilidades educacionais. Tomando uma amostra de jovens adultos e adultos, composta por professores, estudantes de docência, de educação e auxiliares de acção educativa, medimos dois componentes da generatividade utilizando dois instrumentos disponíveis para esse efeito: a Escala de Generatividade de Loyola (EGL) e a Lista de comportamentos generativos (LCG) que medem, respectivamente, a preocupação generativa e os actos generativos. Os resultados apontam, tal como em outros estudos internacionais, para a sensibilidade e consistência interna destas medidas e para a sua variação significativa em função de variáveis como a idade, o exercício ou não de função parental e o estatuto ocupacional. Discutiremos estes dados e proporemos que este conceito e suas medidas façam parte de uma nova agenda de investigação em educação e psicologia.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/5984
ISSN0871-4657
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
generatividade.pdfdocumento principal87,75 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID