Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/59719
Título: | Percursos de conscientização em contexto de bairro social: um projeto de intervenção com crianças e jovens |
Outro(s) título(s): | Conscientization pathways in a social neighborhood context: a intervention project with children and youth |
Autor(es): | Mota, Inês Saavedra Almeida Barros |
Orientador(es): | Oliveira, Clara Costa |
Palavras-chave: | Educação permanente Bairro social Crianças e jovens Arte STEM Permanent education Social neighborhood Children and youth Art |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | O projeto, que a seguir se apresenta, foi implementado num bairro social com crianças e
jovens de contextos socioeconómicos vulneráveis. Este público debate-se diariamente com
problemáticas associadas à exclusão social, como: comportamentos conflituosos; insucesso,
absentismo e abandono escolar. Para combater a exclusão social e sua reprodução, é importante
atuar numa lógica de prevenção. Neste sentido, o presente projeto procurou capacitar este público
para a participação genuína, o empoderamento individual e comunitário e o desenvolvimento
sustentável. Estes objetivos visaram a construção de processos de conscientização, baseados na
cooperação para um mundo mais justo.
Com vista a desenvolver os objetivos e finalidade acima mencionados, foram desenhadas
quatro oficinas, designadamente: “Brincar com Ciência”, “Expressão Artística”, “Jogos” e
“Consciência de si e do mundo”, que chegaram até 37 crianças e jovens entre os 6 e os 17 anos
de idade. Esta diversidade de atividades permitiu ir de encontro aos diferentes interesses do
público.
Embora, se considere que se ficou aquém da finalidade deste projeto (a conscientização),
foram lançadas as bases para a mesma: expressão de opiniões, iniciativa, responsabilidade,
compromisso, relações positivas, confiança, autonomia, autoestima, controlo de emoções,
criatividade, reflexão crítica, respeito da diversidade, consumo responsável. Só com a continuidade
de intervenções a este nível se poderá, eventualmente, promover, no futuro, percursos de
conscientização. The project, which is presented below, was implemented in a social neighborhood with children and youth from vulnerable socioeconomic backgrounds. This public is daily confronted with problems associated with social exclusion, such as: conflicting behaviors; failure, absenteeism and dropping out of school. In order to combat social exclusion and its reproduction, it is important to act on a prevention logic. In this sense, the present project has sought to enable this public for genuine participation, individual and community empowerment, and sustainable development. These objectives were aimed at building conscientization processes, based on cooperation for a fairer world. In order to develop the objectives and purpose mentioned above, four workshops were designed, namely: “Playing with Science”, “Artistic Expression”, “Games” and “Self-awareness and awareness of the world”, reaching up to 37 children and young people among the 6 and the 17 years of age. This diversity of activities allowed to meet the different interests of the public. Although it is considered that the purpose of the project (conscientization) has not been achieved, the foundations for this have been developed: expression of opinions, initiative, responsibility, commitment, positive relations, confidence, autonomy, self-esteem, control of emotions, creativity, critical reflection, respect for diversity, responsible consumption. Only with the continuation of interventions at this level will it be possible, eventually, to promote conscientization pathways in the future. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/59719 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ines Saavedra Almeida Barros Mota.pdf | Dissertação de Mestrado | 4,24 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |