Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/59711
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oliveira, Clara Costa | por |
dc.contributor.author | Fernandes, Daniela do Rosário da Silva | por |
dc.date.accessioned | 2019-03-27T14:33:38Z | - |
dc.date.available | 2020-01-01T07:00:36Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/59711 | - |
dc.description | Projeto de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária) | por |
dc.description.abstract | O presente projeto desenvolve-se no âmbito do estágio profissionalizante do Mestrado em Educação, especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária. O projeto decorreu numa universidade sénior em meio rural, em contexto de educação de adultos não-formal, com um grupo de 25 pessoas (idades entre os 49 e 80 anos). Após uma análise diagnóstica (formal e informal) de interesses e necessidades da população, foram delineadas com o grupo as atividades e objetivos a concretizar, e a avaliar/ajustar continuamente. A finalidade do projeto centra-se na promoção do envelhecimento ativo e do bem-estar do grupo. O projeto tem como objetivos gerais incentivar a capacitação dos educandos para uma melhor qualidade de vida; desenvolver competências sociais, culturais e pessoais; facultar aos educandos novas experiências e aprendizagens; e incitar à arte, à cultura e à educação. As atividades desenhadas estão distribuídas pelos seguintes temas: arte, saúde, ludicidade e cultura, ciência e intergeracionalidade. O processo foi desenvolvido numa metodologia de investigação-ação participativa, vinculada a uma perspetiva holística e complexa. Será apresentado todo o processo de intervenção/investigação e, consequentemente, a avaliação e os resultados decorrentes do mesmo. No final, encontramos um público mais consciente e concretizado, com novos conhecimentos e experiências, com maior autoestima; em suma, encontramos pessoas mais felizes e mais ativas. | por |
dc.description.abstract | This project is developed in the ambit of the professionalizing internship of the Master in Education, specialization in Adult Education and Community Intervention. The project has elapsed at a senior university in rural areas, in a context of non-formal adult education, with a group of 25 persons (ages 49 to 80 years). After a diagnostic analysis (formal and informal) of the interests and needs of the population, the activities and objectives to be realized were outlined with the group, and to evaluate/adjust continuously. The finality of the project focuses on promoting the active ageing and well- being of the group. The general objectives of the project are to encourage the training of students for a better quality of life; develop social, cultural and personal competences; to provide new experiences and learnings; and incite to art, culture and education. The activities are distributed in the following themes: art, health, ludicity and culture, science and intergenerationality. The process was developed in a participatory action-research methodology, linked to a holistic and complex perspective. The whole process of intervention/investigation will be presented and, consequently, the evaluation and results resulting from it. In the end, we found a more conscious and accomplished group, with new knowledge and experiences, with greater self-esteem; in sum, we find happier and more active people. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Educação de adultos | por |
dc.subject | Universidade sénior | por |
dc.subject | Envelhecimento | por |
dc.subject | Bem-estar | por |
dc.subject | Adult education | por |
dc.subject | Senior university | por |
dc.subject | Ageing | por |
dc.subject | Well-being | por |
dc.title | Aprender a envelhecer: intervenção numa Universidade Sénior | por |
dc.title.alternative | Learning to grow old: intervention at a Senior University | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 202184943 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 19 valores | por |
sdum.uoei | Instituto de Educação | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Daniela do Rosario Fernandes.pdf | Projeto de Estágio | 3,78 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |