Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/59702
Título: | A formação modular certificada: avaliar o impacto da formação em contexto de trabalho |
Outro(s) título(s): | Certified modular training: assess the impact of training in a work context |
Autor(es): | Gomes, Patrícia Sofia Silva |
Orientador(es): | Palhares, José Augusto |
Palavras-chave: | Formação Competências transversais Avaliação de impacto Training Cross-skills Impact assessment |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | Atualmente, assiste-se face às atuais circunstâncias a uma mudança do conceito de formação. A
formação assume um papel preponderante a nível pessoal, social e profissional na vida dos indivíduos.
A formação está a tornar-se cada vez mais importante e está a começar a ganhar terreno. As empresas
começam agora a procurar cada vez mais o desenvolvimento das competências transversais sem
descurar as competências técnicas necessárias para o exercício de funções.
O estudo tem como principal tema a avaliação do impacto da formação, estando inserida no Mestrado
em Educação, área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos.
A Intervenção/Investigação teve como objetivo geral analisar de forma reflexiva e crítica o processo de
avaliação de impacto da formação dos cursos de Operadores do Pingo Doce. O presente estudo teve
também objetivos específicos, entre os quais se destacam uma sugestão de melhoria na avaliação de
impacto que é feita pela Escola de Formação.
Por fim, importa salientar que a avaliação de impacto é parte integrante da avaliação da formação, uma
vez que se complementam. Uma boa avaliação de impacto deve ter em conta sempre a opinião de
formadores, formandos, sugestões e críticas de forma a melhorar o processo avaliativo. É o propósito do
presente trabalho. We are currently faced with a change in the concept of training. Training takes on a preponderant role on a personal, social and professional level in the lives of individuals. Training is becoming more and more important and it is starting to gain ground. Companies are now beginning to increasingly seek the development of transversal competences without neglecting the technical skills required for the exercise of their functions. The study has as main theme the evaluation of the impact of the training, being inserted in the Master in Education, area of specialization in Training, Work and Human Resources. The purpose of the Intervention / Investigation was to analyze in a reflexive and critical way the process of evaluation of the impact of the training of Pingo Doce Operators courses. The present study also had specific objectives, among which a suggestion of improvement in the impact assessment that is made by the Training School stands out. Finally, it should be noted that impact assessment is an integral part of the evaluation of training, since it complements it. A good impact assessment should always take into account the opinion of trainers, trainees, suggestions and criticisms in order to improve the evaluation process. It is the purpose of this work. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/59702 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Patricia Sofia Silva Gomes.pdf Acesso restrito! | Relatório de Estágio | 3,28 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |