Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/59682

TítuloDa formação à (re)inserção: experiências da Educação e Formação de Adultos (EFA)
Autor(es)Novais, Márcia Gabriela Monteiro
Orientador(es)Marques, Ana Paula
Palavras-chaveDesemprego
Formação
Cursos EFA
Conhecimentos
Competências
Empregabilidade
Re(inserção)
Data2018
Resumo(s)O Mestrado em Sociologia da Universidade do Minho contempla, no seu plano curricular, a realização de uma tese/ projeto ou estágio sobre um tema relacionado com a componente teórica assimilada ao longo dos anos de ensino na área. A minha opção recaiu sobre a realização de uma tese de investigação sobre políticas públicas de emprego em Portugal, mais concretamente sobre experiências de formação profissional junto dos desempregados e seus efeitos no processo de (re)inserção profissional e social dos mesmos. Nas sociedades contemporâneas, a formação profissional está, cada vez mais, a ser entendida como um investimento, um importante modo de valorização quer para o trabalhador, quer para a empresa. Num mundo em que a volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade estão sempre presentes, imerge a necessidade da formação contínua. A atualização de conhecimentos ao longo das nossas vidas é hoje fundamental para todos aqueles que querem crescer tanto enquanto pessoas como enquanto profissionais, bem como para as empresas que pretendem ser mais competitivas. Para exponenciar este crescimento os governos têm apostado em novas formas de formar a sua população de onde surgem os cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA). Dada a sua difusão nos últimos anos, importa perceber quais têm sido as mudanças efetivas a nível pessoal, social e profissional, que resultam da participação nestes cursos. Deste modo, estabeleci como questão de partida saber qual a repercussão que a política de Educação e Formação para Adultos – cursos EFA - tem na (re)entrada no mercado de trabalho dos seus participantes, ou seja, saber em que medida estas políticas de formação profissional se constituem como facilitadores de (re)inserção ao mercado de trabalho, entendidas como modalidades pró-ativas de resolução do problema do desemprego. Esta questão inicial engloba, naturalmente, muitas outras, tornando-se pertinente perceber como se deu o processo de restruturação das empresas, quais as novas exigências relacionadas com o capital humano, bem como quais as políticas públicas, ativas e passivas, existentes em Portugal para fazer face a essas mesmas exigências. Tornou-se ainda essencial realizar uma análise sobre o mercado de trabalho e o perfil dos desempregados da região em análise (Vale do Ave), entre muitas outras questões. Tendo em conta estas temáticas, fizemos uma pesquisa bibliográfica que ajudou a melhor compreender alguns conceitos-chave para a investigação a que me propus realizar. A caracterização da população em estudo, bem como do fenómeno de desemprego, e, principalmente, uma análise das políticas públicas no contexto português, são aqui centrais. Para tal, tornou-se ainda necessário a pesquisa de conceitos que se relacionam com esta questão, como o de empregabilidade, a reinserção profissional ou até o de formação ao longo da vida, para além das referências ao emprego e desemprego e mercado de trabalho. Face aos objetivos estabelecidos, optou-se por um estudo de caso centrado nos desempregados que participaram em cursos EFA circunscritos à região do Vale do Ave. Para a recolha dos dados, mobilizou-se as técnicas de pesquisa documental, realização de entrevistas e análise de conteúdo. Os resultados obtidos reforçam a ideia de que os défices de escolaridade da população em questão constituem-se como um obstáculo ao desenvolvimento das suas carreiras, bem como da economia da região. Deste modo, a participação em cursos EFA, ao tratar-se de uma modalidade de formação de dupla certificação, pode, dependendo de certas variáveis, tornar-se uma ferramenta de crescimento profissional e uma mais-valia para os seus participantes no que diz respeito à sua reintegração no mercado de trabalho.
The Master in Sociology of the University of Minho contemplates, in its curricular plan, the accomplishment of a thesis / project or stage on a certain theme related to the theoretical component assimilated throughout the years of teaching in the area. My choice was to carry out a research thesis about public employment policies in Portugal, more specifically an evaluation of the effect that the policy of vocational training of the unemployed has on the (re) professional and social insertion of their participants. In contemporary societies, vocational training is increasingly being understood as an investment of value, an important way of valuing both the worker and the company. In a world where volatility, uncertainty, complexity and ambiguity are always present, there is a need for continuous training. The updating of knowledge throughout our lives is fundamental today for all those who want to grow both as individuals and as professionals, as well as for companies that want to be more competitive. To explain this growth, governments have opted for new ways of educating their population from which the EFA courses emerge. Once these new forms of formation have been created, it is important to realize what effective changes, both personally, socially and professionally, resulting from participation in these courses. In this way, I established as a starting point to know the impact that the Adult Education and Training policy - EFA courses - has on (re) entry into the labor market of its participants, that is, to what extent these training policies (re) insertion into the labor market, that is, as proactive modalities for solving the problem of unemployment and its consequences. This initial question encompasses many others, making it pertinent to understand how the process of corporate restructuring occurred, what new requirements related to human capital, and what public policies, active and passive, exist in Portugal to do requirements. An analysis of the labor market and the profile of the unemployed in the region under analysis (Vale do Ave) was also essential, among many others subject matters. Given these themes, we did a bibliographic research that helped me to better understand some key concepts for the research that I set out to accomplish. The characterization of the study population, as well as the phenomenon of unemployment, and especially an analysis of public policies in the Portuguese context, are central here. To that end, it has also become necessary to research concepts related to this issue, such as employability, professional reintegration or even lifelong learning, in addition to references to employment and unemployment and the labor market. In methodological terms, in view of the established objectives, the accomplishment of a case study proved to be the most appropriate method of investigation. To collect the data, two techniques of this methodology were used: documentary analysis and interviews. The results obtained reinforce the idea that the education deficits of the population in question constitute an obstacle to the development of their careers as well as the economy of the region. In this way, participation in EFA courses, being a form of dual certification training, can, depending on certain variables, become a tool for professional growth and a benefit for its participants with respect to their reintegration into the labor market. In sum, at the end of this investigation we concluded that this is an extremely complex subject and that the results can change completely depending on the characteristics of the sample being analyzed.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Sociologia (área de especialização em Políticas Sociais)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/59682
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CICS-UMINHO - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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3_Dissertacao_MárciaNovais.pdf
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