Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/59674

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFernandes, Natáliapor
dc.contributor.authorLopes, Ana Sofia Meirelespor
dc.date.accessioned2019-03-25T16:02:43Z-
dc.date.issued2019-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/59674-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)por
dc.description.abstractA presente investigação realizada no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Educação, área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos, consolidou um levantamento de necessidades com a elaboração de uma proposta de um plano de formação. Num contexto organizacional, a formação é considerada um instrumento que permite alcançar as mudanças exigidas pela sociedade, a nível profissional. Cada vez mais, a formação é vista como uma estratégia que permite às empresas assegurar o desenvolvimento das competências dos seus colaboradores, mantendo-as assim na linha competitiva do mercado. Para que a investigação fosse levada a cabo foi realizada uma fundamentação teórica e metodológica, que sustentasse todas as fases da mesma. No que diz respeito à fundamentação metodológica foi adotada uma metodologia de cariz qualitativo e o método que a complementou foi o estudo de caso. No sentido de melhorar e desenvolver as competências dos colaboradores da empresa em questão, foi feito um levantamento de necessidades, onde foram aplicados inquéritos por questionário e entrevistas, como técnicas recolha de dados, que nos permitiu identificar as áreas de formação que devíamos intervir. Posto isto, elaboramos a proposta de plano de formação. A investigação teve um balanço positivo visto que nos foi possível realizar todas as tarefas previstas e ainda aclamar a importância da formação para o meio organizacional. Concluímos sobretudo que o levantamento de necessidades e a delineação de um plano formativo são os processos mais importantes a considerar na estruturação de uma prática formativa numa empresa.por
dc.description.abstractThe present investigation carried out within the scope of the curricular internship of the Master in Education, area of specialization in Training, Work and Human Resources consolidated a survey of needs with the elaboration of a proposal of a training plan. In an organizational context, training is considered as an instrument to achieve the changes demanded by society at a professional level. Increasingly, training is seen as a strategy that enables companies to ensure the development of their employee’s competencies, thus keeping them competitive in the market. In order for the research to be carried out, a theoretical and methodological basis was established to support all phases of the research. Regarding the methodological foundation, a qualitative methodology was adopted and the method that complemented it was the case study. In order to improve and develop the skills of the employees of the company in question, a needs survey was carried out, where questionnaires and interviews were applied, such as data collection techniques, which allowed us to identify the training areas that we should intervene. Having said that, we have prepared the proposal for a training plan. The research had a positive balance since we were able to carry out all the tasks foreseen and still acclaim the importance of training for the organizational environment. We conclude above all that the survey of needs and the delineation of a training plan are the most important processes to consider when structuring a training practice in a company.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectRecursos humanospor
dc.subjectLevantamento de necessidadespor
dc.subjectPlano de formaçãopor
dc.subjectTrainingpor
dc.subjectHuman resourcespor
dc.subjectNeeds assessmentpor
dc.subjectTraining planpor
dc.titleDa concepção de um plano de formação à sua aplicação: um estudo de caso no ramo automobilísticopor
dc.title.alternativeFrom designing a training plan to its application: a case study in the automobile industrypor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202192326por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade15 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RELATÓRIO FINAL.pdf
Acesso restrito!
2,86 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID