Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/59639

TitleConceção, gestão e avaliação de uma ação de formação: um estudo centrado nas perceções dos participantes
Other titlesPlanning, management and evaluation of a training course: a study focused on the insights of the participants
Author(s)Ferreira, Andreia Filipa de Sousa
Advisor(s)Silva, Manuel António
KeywordsFormação
Perceções
Avaliação da formação
Training
Insights
Training evaluation
Issue date2019
Abstract(s)A formação e a sua avaliação têm vindo a conquistar terreno nas organizações. A formação, porque passou a adquirir um estatuto de salvaguarda das competências desenvolvidas em determinada organização e a avaliação da formação porque passou a verificar e a questionar a veracidade da aquisição dessas competências, ou seja, a assumir uma função de legitimação das práticas. No contexto estudado, a formação é vista como um mecanismo que diferencia a atuação de um trabalhador num determinado contexto, ou seja, mais do que fazer dele um especialista no desempenho das suas tarefas laborais, pretende-se o desenvolvimento de competências transversais, sobretudo as que permitam a resolução adequada de problemas que ajudem no crescimento (sustentável) da organização. É interesse da organização que a formação seja também um momento de partilha e de aplicação prática dos valores que a mesma defende. Como tal, o relatório apresentado assenta nas perceções dos trabalhadores acerca da formação existente na organização, respondendo desta forma à questão da pesquisa inicialmente estabelecida: como é elaborado o plano de uma ação de formação da organização em estudo e realizado o processo de monitorização e avaliação da mesma? Dito de outro modo, como é concebido, gerido e avaliado o trabalho de formação na organização? Para responder a esta questão foram analisadas as perceções dos trabalhadores de acordo com as respostas às entrevistas, três meses após o termo da ação de formação. Foram ainda analisadas estatisticamente as respostas dadas ao questionário de avaliação da formação, administrado de imediato no fim da mesma. Os resultados da investigação revelam perceções homogéneas quanto à formação e à sua relevância no contexto organizacional estudado.
The training and its evaluation have been gaining ground in the organisations. The training, because it started to acquire a preventive status of the skills developed in certain organisation, and the evaluation of the training because it started to verify and to question the veracity of the acquisition of such skills, that is, assuming a function of legitimization of practices. In the context studied, the training is seen as a mechanism that distinguishes the action of a worker in a certain context, in other words, more than make him an expert in the performance of his work tasks, the intention is the development of the transversal competences, especially those that allow the suitable resolution of problems that help in the (sustainable) growth of the organisation. It is the organisation’s interest that the training should also be a moment of sharing and practical application of the values that it advocates. Consequently, the present report is based on the workers’ perceptions about the existent training in the organisation, hence answering to the initially established question of the research: how is the plan of a training course of the studied organisation prepared and how are the processes of monitoring and evaluation executed? In other words, how is designed, managed and evaluated the work of training in the organisation? To answer this question, the workers’ insights were analysed according to the answers to the interviews, three months after the end of the training course. Furthermore, the answers given to the evaluation survey of the training, handled immediately when it ended, were statistically analysed. The results of the research reveal homogeneous insights in terms of the training and its relevance in the organisational context studied.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/59639
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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