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TítuloA construção social do eu através da experiência nas redes sociais: hipermodernidade, leveza e adolescência
Autor(es)Oliveira, Ana
Palavras-chaveRedes sociais
Identidade
Hipermodernidade
Construção Social
Social networks
Identity
Hypermodernity
Social Construction
Data2018
EditoraAssociação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM)
RevistaComunicando
CitaçãoOliveira, A. (2018). A Construção Social do Eu através da experiência nas Redes sociais – Hipermodernidade, Leveza e Adolescência. Comunicando, 7(1), 61-87.
Resumo(s)Este trabalho teve como objetivo explorar o fenómeno da construção social e da identidade, num cruzamento com a hipermodernidade e a leveza, teorizadas por Lipovetsky. Partindo de uma atividade empírica desenvolvida com um grupo de 24 jovens a frequentar o ensino secundário, esta reflexão procurou investigar os conceitos e testar abordagens, no sentido de promover a compreensão das formas como os jovens percebem a(s) sua(s) identidade(s) e como experienciam a vida através dos ecrãs. Teve como ponto de partida três ideias: em primeiro lugar, a noção de imersão (quase) total dos adolescentes nas tecnologias digitais (Lemos, 2009), aspeto que transparece uma necessidade das suas formas de ser e estar serem refletidas a partir da observação dos comportamentos no digital; em segundo, a ideia de construção de uma identidade digital que subsiste nas novas redes sociais e que se distingue das identidades reais (Stone, 1996; Turkle, 1995); por último, a assunção de que a leitura efetuada pelos jovens das informações e acontecimentos apresentados pelo mundo digital impacta a sua postura nas redes digitais. Como resultados destacamos, no seio do grupo, em observação, a) a tendência para a construção da identidade no digital, com o objetivo de promover a sua inclusão em meios sociais e de transparecer uma autoimagem trabalhada; b) uma aproximação ao novo paradigma da estrutura social hipermoderna, compreendendo-se que os comportamentos dependem essencialmente da estrutura social onde se encontram inseridos e das relações que estabelecem entre si.
This work aimed to explore the phenomenon of social construction and identity, in a crossroads with hypermodernity and lightness, theorized by Lipovetsky. Starting from an empirical activity developed with a group of 24 young people attending secondary school, this reflection sought to investigate the concepts and test approaches in order to promote the understanding of the ways in which young people perceive their identity and how they experience life through the screens. Three ideas emerged as a starting point: firstly, the notion of the adolescents' (almost) total immersion in the digital technologies (Lemos, 2009), an aspect that points a need for their ways of being to be understood from the observation of their non-digital behaviors; secondly, the idea of building a digital identity that subsists in new social networks and that is distinguished from real identities (Stone, 1996; Turkle, 1995); and finally, the assumption that the reading of information and events presented by the digital world impacts their posture on digital networks. As a result, we highlight - within the group in observation - a) the tendency to construct the identity in the digital, with the objective of promoting their inclusion in social media and of showing a worked self-image; b) an approximation to the new paradigm of the hypermodern social structure, understanding that the behaviors depend essentially on the social structure where they live and the relations established between them.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/59634
ISSN2182-4037
Versão da editorahttp://www.revistacomunicando.sopcom.pt/edicao/254
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

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