Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/59618

TítuloA mediação como resposta inovadora a desafios emergentes no Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social
Outro(s) título(s)Mediation as an innovative response to emerging challenges in the Service of Social Attendance and Monitoring
Autor(es)Lima, Marta Sofia Couto Pimenta
Orientador(es)Viana, Isabel Carvalho
Palavras-chaveMediação
Ação estratégica transformadora
Intervenção social
Mediation
Transformative strategic action
Social intervention
Data2017
Resumo(s)O presente relatório é o resultado de um percurso de estágio no âmbito do Mestrado em Mediação Educacional e Supervisão na Formação, da Universidade do Minho. Perfilado pela Mediação Social e Comunitária, o projeto é desenvolvido no Centro Social e Cultural de São Pedro de Bairro, tendo como público-alvo os utentes da resposta social de SAAS (Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social), com ambição de contribuir para a melhoria da qualidade vida e de relacionamento interpessoal dos utentes do SAAS, desenvolvendo uma intervenção orientada para a autonomia e participação cívica numa perspetiva de cidadania ativa. É um estudo com o propósito de ir para além da melhoria das relações interpessoais, a partir de uma ação de prevenção criativa e transformadora, capaz de trabalhar os processos comunicativos, desenvolver competências de relacionamento interpessoal, promover a gestão positiva do conflito. É nossa convicção que a mediação compreende um processo alternativo que não se esgota na resolução de conflitos antes destaca o seu potencial educativo e transformador. Numa perspetiva de mediação preventiva e transformadora é possível que se criem condições para um clima positivo nas relações interpessoais pela capacitação e consciencialização. Salienta-se importância da mediação nesta perspetiva ao considerarmos a necessidade de uma cultura de pacificação e fomento de participação cidadã, constituindo-se como um processo de fortalecimento e de coesão social. O estudo que aqui se apresenta configura-se numa abordagem qualitativa, privilegiando a investigação participativa inclusiva como metodologia, para uma compreensão da complexidade implícita em contextos de vulnerabilidade social e agir com propósito de transformação. Caraterizase por um diálogo de proximidade entre teoria e prática, recorrendo a processos de registo de observação e reflexão, acrescendo o desenvolvimento profissional, proporcionado pelo ciclo espiralado da investigação-intervenção. O plano de intervenção passa por dois vetores estratégicos de atuação, apontando para a consolidação de uma prática profissional diferenciada nos núcleos interpessoal e social-comunitário alicerçados num dispositivo comunicacional. Os resultados deste estudo revelam um contributo significativo para uma intervenção tanto diferenciadora como transformadora, que responde aos objetivos da Rede Local de Intervenção social. Mediar a ação nestas e destas respostas sociais junto da comunidade, com a missão de explorar e promover uma participação ativa, cidadania democrática e coesão social, assumindo-se a mediação como praxis, um instrumento estruturante da prática e modelo de regulação social.
This report is the result of a professional traineeship in the scope of the Master in Educational – Mediation and Supervision in Training, University of Minho. Outlined by Social and Community Mediation, the project is developed in the Social and Cultural Centre of S. Pedro de Bairro, with the target audience being the users of the social response of SAAS (Service of Social Attendance and Monitoring), aiming to improve the quality of life and the interpersonal relationships of the users of SAAS, by developing an intervention directed towards autonomy and civic participation in a perspective of active citizenship. This is a study whose aim goes beyond the improvement of interpersonal relationships, from a creative and transformative prevention action, capable of working out the communicative processes, developing interpersonal relationship competences and promoting positive conflict management. It is our belief that mediation comprises an alternative process that far from exhausts conflict resolution, but rather highlights its educational and transformative potential. From a perspective of preventive and transformative mediation, it is possible to create the conditions for an inclusive environment in interpersonal relationships through empowerment and awareness. The importance of mediation in this perspective should be emphasized, when we consider the need for a culture of pacification and engagement as active citizens, constituting itself as a process of enhancement and social cohesion. The study presented here is based on a qualitative approach, focusing on research-intervention as a methodology for an understanding of the complexity implicit in contexts of social vulnerability and acting with a transformation purpose. It is characterized by a close connection between theory and practice, applying processes of observation and reflection recording, enhancing professional development, provided by the spiral model of research-intervention. The intervention plan invoked two strategic vectors of action, pointing to the consolidation of a differentiated professional practice in the interpersonal and social-community nuclei, based on a communicational device. The results of this study reveal a significant contribution to a differentiating and transformative intervention through mediation, which responds to the objectives of the Local Social Intervention Network. To mediate action in these and these social responses to the community, with the mission of exploring and promoting active participation, democratic citizenship and social cohesion, assuming mediation as praxis, structuring practice and model of social regulation.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/59618
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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