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https://hdl.handle.net/1822/59608
Título: | Do diagnóstico de necessidades à elaboração de um plano de formação numa IPSS |
Outro(s) título(s): | From the diagnosis of training needs to the preparation of a training plan in a IPSS |
Autor(es): | Peixoto, Sara Sofia Gonçalves |
Orientador(es): | Fernandes, Natália |
Palavras-chave: | Educação Formação Necessidades de formação Plano de formação Setor social e solidário Education Training Training needs Training plan Social and solidary sector |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | Os conceitos de Educação e Formação surgem frequentemente associados, tornando-se cada vez
mais abrangentes, para dar conta de aprendizagens vão muito além do tradicional contexto
escolar. As organizações tendem a apostar na Formação, como forma de se manterem atualizadas
e competitivas numa sociedade em permanente mudança, sendo que as organizações sem fins
lucrativos são, também, influenciadas por esta conjuntura no sentido de contribuirem “para
produzir uma mudança nos indivíduos e na sociedade” (Drucker, 1990, p. 19).
O Setor Social e Solidário, através das Instituições Particulares de Solidariedade Social, surge num
contexto de proximidade entre a população e o Estado, procurando dar resposta a situações sociais
e apoiando os cidadãos. Estas instituições têm vindo a assumir progressivamente uma maior
relevância, não só pela sua ação, mas também pela criação de vários postos de trabalho. O
presente estudo foi desenvolvido numa destas instituições, que presta os seus serviços a 335
pessoas e que emprega 82 funcionários, tendo como objetivo a elaboração um plano de formação
dos funcionários da instituição a partir de uma abordagem colaborativa. Esta abordagem teve em
conta, os funcionários das várias respostas sociais, os seus coordenadores e ainda as crianças,
adultos e idosos que frequentam a instituição. Os resultados obtidos convergem na tendência de
considerar a formação importante no desempenho profissional e pessoal, e a partir dos dados
recolhidos, estabelecer algumas áreas prioritárias, apresentando depois uma proposta de plano
de formação para os funcionários da instituição. The concepts of Education and Training are often associated, becoming increasingly comprehensive, to account for learning that goes well beyond the traditional school context. Organizations tend to focus on training as a way to stay up-to-date and competitive in a constantly changing society, and nonprofits are influenced by this conjuncture to contribute "to produce change in individuals and society "(Drucker 1990, p.19). The Social and Solidarity Sector, through the Private Institutions of Social Solidarity, appears in a context of proximity between the population and the State, seeking to respond to social situations and supporting citizens. These institutions have gradually become more relevant, not only for their actions, but also for the creation of several jobs. The present study was developed in one of these institutions, which provides its services to 335 people and employs 82 employees, with the objective of elaborating a training plan for the institution's employees based on a collaborative approach. This approach took into account the staff members of the various social responses, their coordinators, as well as the children, adults and elderly people attending the institution. The results obtained converge in the tendency to consider the important formation in the professional and personal performance, and from the collected data, to establish some priority areas, then presenting a proposal of a training plan for the employees of the institution. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/59608 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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