Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/59570
Título: | Envelhecimento ativo: um conceito, um projeto e uma visão alterada |
Outro(s) título(s): | Active aging: a concept, a project and an altered insight |
Autor(es): | Ribeiro, Patrícia da Costa |
Orientador(es): | Casulo, José Carlos de Oliveira |
Palavras-chave: | Envelhecimento ativo Animação sociocultural Investigação ação - participativa Qualidade de vida Intervenção comunitária Active aging Sociocultural animation Research action - participatory Adult education Communitary intervention |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | O presente projeto de investigação/intervenção designado "Envelhecimento ativo: um conceito, um projeto e uma visão alterada", versa sobre o estágio desenvolvido no âmbito do segundo ano do Mestrado em Educação, área de especialização de Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, da Universidade do Minho. Este projeto foi realizado na valência de centro de dia, no Centro Social da Paróquia de São Lázaro, e teve como objetivos gerais a promoção de atividades lúdicas de modo a esbater o isolamento e promover a motivação e a promoção do desenvolvimento pessoal e social do público-alvo. O presente trabalho de intervenção, teve como base o paradigma qualitativo, alicerçado nas metodologias de investigação-ação-participativa e etnografia. O estudo central deste projeto, tal como o próprio nome o indica, é alusivo ao envelhecimento ativo, não esquecendo os conceitos de envelhecimento e de animação sociocultural.
Através da análise diagnóstica (isto é, de interesses, necessidades, expectativas e motivações), foi possível proceder à elaboração e implementação de atividades de carater lúdico, cultural, físico e cognitivo, que visassem essencialmente uma melhoria da qualidade de vida dos utentes, reforçar positivamente as suas capacidades, bem como, possibilitar um maior aproveitamento dos tempos livres dos mesmos.
No final deste projeto de intervenção, concluiu-se que os principais intervenientes deste, sentiram uma melhoria na sua qualidade de vida, tendo gostado de participar nas atividades e de o terem considerado benéfico, uma vez que, permitiu que continuassem a aprender. This investigation/intervention project entitled "Active Aging: a concept, a project and a altered insight" is the result of an internship that was developed on the second year of the Master in Education - Adult Education and Community Intervention, by the University of Minho. This assignment was taken at the Social Centre of Saint Lazarus Parish day centre and sought to promote entertainment activities in order to fight the isolation and to promote motivation and personal and social development for the target public. This intervention assignment was based on the quality paradigm, founded on the investigation-action-participative and ethnography methodologies. The main study of this project, as suggested by its title, it's to refer to active aging without negiecting the aging concepts and cultural entertainment. Through the diagnostic analysis (referring to interests, necessities, expectations and motivations), it was possible to proceed with preparation and implementation of entertaining, cultural, physical and cognitive activities that mainly sought the improvement of the quality of living of the beneficiaries, as well as positively reinforce their abilities engaging in a better use of their leisure time. By the end of this intervention project, we can conclude that the main participants did feel an improvement on their quality of living and have enjoyed participating in the activities, considering it beneficial, once it allowed them to continue learning. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/59570 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Patricia Costa Ribeiro.pdf | Relatório de Estágio | 5,79 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |