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https://hdl.handle.net/1822/59561
Título: | Modal particles and learners' dictionaries: a dictionary usage research study with Portuguese learners of German |
Outro(s) título(s): | Partículas modais e dicionários de aprendizagem: estudo de utilização de dicionários com aprendentes portugueses do alemão como língua estrangeira |
Autor(es): | Catacata, Chrisanto Estobio |
Orientador(es): | Dias, Idalete |
Palavras-chave: | Modal particles Learners’ dictionaries Lexicography Dictionary usage research Partículas modais Dicionários de aprendizagem Lexicografia Investigação sobre o uso de dicionários |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | Modal particles (MPs) pose a challenge not only in its linguistic description but also in its
acquisition and usage by foreign language learners. The number of articles written, and studies
conducted on the pedagogical aspects of MPs has steadily increased since the late 1960’s but only a
few have dealt with the lexicographical treatment of these lexemes and its interplay with language
acquisition. This dissertation aims to bridge this gap by conducting a study on the comprehensibility of
usage explanations given in German learner’s dictionaries. The study relates information found in
pertinent literature about the acquisition, didactics and lexicographic documentation of MPs with the
experiment conducted with learners of German at the Universidade do Minho in Braga, Portugal. Based
on a 1981 study by Aila Husso, articles from the pioneer German learners’ dictionary Langenscheidt
Großwörterbuch Deutsch als Fremdsprache (LGwDaF) are factored and controlled in the experiment. The
results of the experiment are analyzed statistically and are complemented by a qualitative analysis from
a questionnaire given to the participants. As partículas modais constituem um desafio, não apenas em termos da sua descrição linguística, mas também no que respeita a sua aquisição e utilização por parte de aprendentes de línguas estrangeiras. O número de publicações produzidas e de estudos focados nos aspetos pedagógicos referentes às partículas modais tem vindo a aumentar desde o final dos anos 60, contudo, são poucos os estudos que se debruçam sobre o tratamento lexicográfico destes lexemas e a sua interligação com a aquisição da língua estrangeira. Esta dissertação visa colmatar esta lacuna através de um estudo sobre a compreensibilidade das explicações de uso das partículas modais nos dicionários de aprendizagem de língua alemã. O estudo estabelece uma ligação entre a informação contida na literatura sobre a aquisição e didática das partículas modais e o estudo experimental conduzido com aprendentes do alemão na Universidade do Minho, em Braga, Portugal. Baseado no trabalho realizado por Aila Husso em 1981, o presente estudo incide sobre as entradas das partículas modais do dicionário de aprendizagem do alemão Langenscheidt Großwörterbuch Deutsch als Fremdsprache (LGwDaF). Os resultados do estudo foram sujeitos a uma análise estatística e complementados com uma análise qualitativa do questionário aplicado aos informantes. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de European Master in Lexicography |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/59561 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado ELACH - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Chrisanto Estobio Catacata.pdf | Dissertação de Mestrado | 2,47 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |