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dc.contributor.advisorAntunes, Maria da Conceição Pintopor
dc.contributor.authorPinto, Ana Catarina Santospor
dc.date.accessioned2019-03-15T12:15:22Z-
dc.date.available2020-01-01T07:00:58Z-
dc.date.issued2018-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/59505-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)por
dc.description.abstractO aumento da esperança média de vida é um dos grandes desafios da humanidade, não só pela realidade plena de significados, como de identidade social e cultural. Neste sentido, o presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação, área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária. O projeto “Idade de lata, Vida de ouro: Sustentabilidade do Envelhecimento Ativo na Terceira Idade” foi realizado num Centro de Dia de uma Instituição Particular de Solidariedade Social do distrito de Braga. Considerando os objetivos delineados previamente, foi selecionado como paradigma de intervenção/ investigação o paradigma qualitativo; a investigação-ação participativa enquanto metodologia que privilegia o ator social e as suas vivências, a sua história de vida. Neste sentido, foram criadas cinco oficinas, facilitadoras da educação ao longo da vida. Os resultados levam-nos a concluir que as relações entre os utentes se fortaleceram, para que estes demostrassem uma participação mais ativa na sua própria vida.por
dc.description.abstractThe increase of the average life expectancy is one of the great challenges of humanity, not only for the full reality of meanings, but also for social and cultural identity. In this sense, the present report arises within the scope of the Master in Education, area of specialization in Adult Education and Community Intervention. The "Age of can, Life of Gold: Sustainability of Active Aging in the Elderly" project was carried out in a Day Center of a Private Institution of Social Solidarity of the district of Braga. Considering the objectives outlined previously, the qualitative paradigm was selected as an intervention / research paradigm; participatory action research as a methodology that privileges the social actor and his experiences, his life history. In this sense, five workshops were created, facilitating lifelong education. The results lead us to conclude that the relationships between the users were strengthened, so that they showed a more active participation in their own life.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnvelhecimento ativopor
dc.subjectQualidade de vidapor
dc.subjectHistórias de vidapor
dc.subjectInvestigação-ação participativapor
dc.subjectActive agingpor
dc.subjectQuality of lifepor
dc.subjectLife storiespor
dc.subjectResearch-participatory actionpor
dc.titleIdade de lata, vida de ouro: sustentabilidade do envelhecimento ativo na terceira idadepor
dc.title.alternativeAge of can, life of gold: sustainability of aging active in the elderlypor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202186253por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

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