Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/59500

TítuloA relação entre a fluência e a compreensão na leitura em alunos do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico em risco de dislexia
Autor(es)Marinho, Paulo Eduardo Almeida
Orientador(es)Martins, Ana Paula Loução
Palavras-chaveMonitorização com base no currículo
Fluência da leitura
Compreensão da leitura
Risco educacional
Dislexia
Curriculum-based monitoring
Reading fluency
Reading comprehension
Educational risk
Dyslexia
Data2018
Resumo(s)O estudo teve como finalidade caracterizar os níveis de fluência e de compreensão da leitura, na população e em alunos em risco de dislexia do 4º ano do 1º CEB, de um agrupamento de escolas do distrito do Porto. Participaram 126 alunos. Os dados foram recolhidos através de duas provas de avaliação das competências da leitura: MBC-Leitura Oral e MBC-Maze. Foram considerados em risco os alunos cujos resultados se situavam no percentil 20 ou abaixo dele. Os dados foram analisados através de estatística descritiva, inferencial, correlacional e de regressão Os resultados permitiram concluir que: 1) As provas MBC-Leitura Oral e MBCMaze são económicas, rápidas e fáceis de aplicar; 2) Os alunos do 4º ano, em média, leram corretamente 102,25 palavras por minuto, sendo que 81% não atingiu as metas curriculares definidas para o ano de escolaridade; 3) Os alunos do 4º ano, em média, escolheram cerca de seis respostas corretas na prova de compreensão da leitura; 4) Não há diferenças estatisticamente significativas entre rapazes e raparigas nos resultados obtidos na fluência e na compreensão da leitura; 5) Não há diferenças estatisticamente significativas entre turmas nos resultados obtidos na fluência e na compreensão da leitura; 6) Na fluência e na compreensão da leitura, a média dos resultados dos alunos em risco é muito inferior à média dos restantes alunos, ao mesmo tempo que o seu desempenho é mais homogéneo; 7) Cerca de 20% dos alunos estão em risco na fluência da leitura, enquanto que cerca de 30% dos alunos estão em risco na compreensão leitora; 8) A percentagem de rapazes e de raparigas em risco na fluência da leitura é similar, enquanto que a percentagem de rapazes em risco na compreensão leitora é superior à das raparigas; 9) Existe uma correlação significativa positiva entre os resultados obtidos nas provas de fluência e de compreensão da leitura; 10) Foi determinado um valor mínimo de fluência necessário para que a compreensão ocorra de 83 pcpm; 11) A utilização do valor de 83 pcpm identifica com rigor cerca de 60% dos alunos que não demonstraram adequada compreensão e cerca de 96% dos alunos que compreenderam aquilo que leram; 14) A fluência da leitura explica cerca de 50% da variação dos resultados obtidos na compreensão leitora; 15) Os resultados das duas provas elaboradas revelaram-se fiáveis, apresentando os itens das provas boa consistência interna; 16) A diferença de resultados obtidos na prova MBC-Maze, de acordo com os diferentes métodos de cotação, não é estatisticamente significativa.
The aim of the study was to characterize reading and fluency levels in the population and students at risk of dyslexia in the 4th grade of elementary school, from a school grouping in the district of Oporto. 126 students participated. Data were collected through two reading competency tests: CBM-Oral Reading and CBM-Maze. Students whose scores were at or below the 20th percentile were considered at risk. The data were analyzed through descriptive, inferential, correlational and regression statistics. The results allowed to conclude that: 1) The CBM-Oral Reading and CBM-Maze tests are economical, fast and easy to apply; 2) Students in 4th grade, on average, read 102.25 correct words per minute (cwpm), 81% of which did not reach the curricular goals defined for the year of schooling; 3) Fourth grade students, on average, chose about six correct answers to the reading comprehension test; 4) There are no statistically significant differences between boys and girls in the results obtained in fluency and reading comprehension; 5) There are no statistically significant differences between classes in the results obtained in reading fluency and comprehension; 6) In reading fluency and comprehension, the average achievement of students at risk is much lower than the average of the remaining students, while at the same time their performance is more homogeneous; 7) About 20% of students are at risk in reading fluency, while about 30% of students are at risk in reading comprehension; (8) The percentage of boys and girls at risk in reading fluency is similar, while the percentage of boys at risk in reading comprehension is higher than that of girls; 9) There is a significant positive correlation between the results obtained in fluency tests and reading comprehension; 10) A minimum reading fluency score of 83 cwpm necessary for comprehension was determined; 11) The use of the value of 83 cwpm accurately identifies about 60% of the students who did not demonstrate adequate understanding and about 96% of the students who understood what they read; 14) The fluency of reading explains about 50% of the variation of the results obtained in the reading comprehension; 15) The results of the two tests were proved to be reliable, with the items of the tests presenting good internal consistency; 16) The difference of results obtained in the CBM-Maze test, according to the different methods of grading, is not statistically significant.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo e Motor)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/59500
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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Paulo Eduardo Almeida Marinho.pdf
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