Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/59083

TítuloAprendizagem colaborativa e desenvolvimento profissional docente: um estudo numa escola secundária
Outro(s) título(s)Collaborative learning and teachers’ professional development: a study in a secondary school
Autor(es)Ribeiro, Eva Maria Freitas
Orientador(es)Flores, Maria Assunção
Palavras-chaveAprendizagem colaborativa
Desenvolvimento profissional docente
Colaboração docente
Collaborative learning
Teacher professional development
Teacher collaboration
Data2018
Resumo(s)Este trabalho tem como objetivo de investigação perceber de que forma como a aprendizagem colaborativa contribui para o desenvolvimento profissional docente. Está inserido no projeto de âmbito internacional Aprendizagem Profissional Colaborativa de Professores (referência n.º 0555900001) que incluiu 8 estudos de caso em escolas/agrupamentos de escolas públicos e privados em Portugal e 8 no Chile. O presente estudo é um desses 8 casos realizado numa escola secundária pública portuguesa e pretendeu conhecer as oportunidades de aprendizagem colaborativa e de desenvolvimento profissional dos professores no seu contexto de trabalho e também compreender a forma como a aprendizagem colaborativa contribui para o desenvolvimento profissional dos professores. O estudo de caso combinou uma abordagem mista no que se refere à recolha de dados no ano letivo de 2016/2017, através de inquérito por questionário (n=86) e de entrevistas (n=9), que foram analisados cruzando a informação daí resultante. Da análise dos dados emergiram um conjunto de dimensões: i) modos de trabalho; ii) colaboração docente e iii) aprendizagem colaborativa e desenvolvimento profissional. Da primeira dimensão foram analisadas as perceções gerais dos professores, as relações interpessoais e profissionais e a relação com a liderança. Na segunda dimensão, foram estudadas a natureza e âmbito da colaboração, as formas de colaboração (formais e informais) e os fatores potenciadores e os inibidores de colaboração. Na terceira dimensão, emergem informações sobre a avaliação de desempenho docente, a formação e a aprendizagem colaborativa e o desenvolvimento profissional em contexto. Os resultados alcançados remetem para a inexistência, no contexto estudado, de aprendizagem colaborativa real e com impacto no desenvolvimento profissional dos professores. Predominam culturas escolares assentes no individualismo e na balcanização, dificultando o sentido de identidade e de à escola. O desenvolvimento profissional é perspetivado em termos de formações, que são vistas como espaços de aprendizagem colaborativa. As implicações deste estudo remetem para o impacto da avaliação de desempenho docente na deterioração das relações interpessoais e profissionais, bem como dificuldades nas práticas de liderança e na colaboração docente.
This study aims to understand how collaborative learning contributes to teachers’ professional development. It is included in an international project Aprendizagem Profissional Colaborativa de Professores (reference n.º 0555900001) which included 8 case studies in Portuguese public and private schools, and 8 in Chile. The present study is one of the 8 case studies carried out in a Portuguese public secondary school. It aims at identifying collaborative learning and secondary teachers’ professional development opportunities in their workplace and also to understand how collaborative learning contributes to professional development. The case study included mixed approach techniques. Data were collected in 2016/2017 through a survey (n=86) and interviews (n=9), which were analysed by combining data obtained from the two techniques. From the analysis of the data three dimensions emerged: i) modes of teachers’ work; ii) teacher collaboration and iii) collaborative learning and professional development. From the first dimension, the general perceptions of teachers, interpersonal and professional relationships and the relationship with leadership are analysed. In the second dimension, nature and scope of collaboration, forms of collaboration (formal and informal), empowering factors and the inhibitors of collaboration are studied. In the third dimension, information about teacher performance evaluation, training and collaborative learning and professional development in context emerged. Findings show that, in the school studies, there is no real collaborative learning that has an impact on teachers' professional development. Predominant school cultures are based on individualism and balkanization, making it difficult to identify the school as a whole. The professional development is seen in terms of INSET, which are seen as spaces of collaborative learning. The implications of this study point to the impact of teacher performance assessment on the deterioration of interpersonal and professional relationships, as well as difficulties in practices of leadership and teacher collaboration.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/59083
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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