Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/58869

TitleLinguagens sonora, visual e verbal no Facebook
Other titlesSound, visual and verbal languages on Facebook
Author(s)Ferreira, José Afonso Alves
Advisor(s)Portela, Pedro
KeywordsLinguagem
Hibridização
Digital
Facebook
Visual
Language
Hybridization
Issue date2018
Abstract(s)Este relatório visa refletir de modo crítico os três meses de estágio curricular decorridos. Através de uma listagem das empresas-cliente da Bazooka, serão expostos os projetos desenvolvidos, assim como algumas autopropostas e trabalhos internos, revelando deste modo as áreas de produção audiovisual exploradas. De acordo com Lucia Santaella, “há apenas três matrizes lógicas, a partir das quais, por processos de combinações e misturas, originam-se todas as formas possíveis de linguagem e processos de comunicação. Essas matrizes são: a sonora, a visual e a verbal” (Santaella, 2007, p. 76). Num registo analítico e reflexivo, com base em suporte teórico e exemplos práticos, este relatório aprofundará a relação entre as linguagens — sonora, visual e verbal — no contexto publicitário da rede social Facebook. No final, uma das três matrizes realçarse- á, devido à sua multiformidade e predominância no mundo digital.
This report aims to critically reflect the three months of curricular internship. The projects will be exposed through a listing of Bazooka's client companies as well as internal work and some selfproposals, revealing the areas explored of audiovisual production. According to Lucia Santaella, "there are only three logical models, from which, by processes of combinations and mixtures, all possible forms of language and communication processes originate. These models are: sound, visual and verbal” (Santaella, 2007, p. 76). In an analytical and reflexive record, based on theoretical support and practical examples, this report will deepen the relationship between the languages — sound, visual and verbal — in the advertising context of the social network Facebook. In the end, one of the three models will be highlighted, due to its multiformity and predominance in the digital world.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58869
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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