Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58694

TítuloA relação entre o comportamento do consumidor contemporâneo e as estratégias de comunicação das marcas de moda nas redes sociais em Portugal
Autor(es)Carizani, Marina Perussi
Orientador(es)Marques, António Dinis
Palavras-chaveComunicação
Moda
Moda consciente
Consumidor contemporâneo
Social media
Marcas portuguesas
Communication
Fashion
Conscious fashion
Contemporary consumer
Social media
Portuguese brands
Data2018
Resumo(s)A humanidade vive um momento inédito em sua história. Em nenhum outro momento os seres humanos tiveram tanto acesso a diversos tipos de informações com tanta facilidade. A revolução agrícola aconteceu durante séculos, a revolução industrial atravessou gerações e a revolução digital dura desde as duas últimas décadas. Assim, desde o surgimento da internet e posteriormente das redes sociais, os indivíduos foram encorajados a criar, partilhar e trocar informações de uma maneira muito mais rápida, simples e eficaz levando a que os elementos mediadores de informação – como televisão, rádio, jornais e revistas, perdessem a força. Aos poucos essa mudança na forma de comunicar passa do plano virtual para o plano real, onde estes indivíduos percebem que possuem informação e força suficiente para lutarem por seus direitos, pela preservação da natureza e por um mundo socialmente mais justo. Para acompanhar esta velocidade inédita de mudança, os indivíduos e empresas têm apenas uma opção: adaptarem-se de maneira extremamente rápida de forma a criarem novos hábitos e propósitos para uma vida contemporânea, sustentável e rentável. Desta maneira, esta investigação foi realizada com o intuito de perceber se em Portugal estas mudanças são notórias tanto no comportamento dos consumidores quanto no comportamento de marcas de origem portuguesa. Deste modo, foram realizados três estudos de caso sobre marcas de moda que desfilam suas coleções no ModaLisboa e o acompanhamento da evolução de cada uma delas durante aproximadamente 4 meses com o intuito a entender seus comportamentos e padrões. Para entender o comportamento do consumidor, foram estudados autores (revisão bibliográfica) que retratam o já citado novo comportamento dos consumidores. Um inquérito foi aplicado através de uma plataforma online com a intenção de perceber se em Portugal é possível identificar o comportamento contemporâneo. A metodologia utilizada para execução desta dissertação foi a de pesquisa qualitativa com técnicas mistas para procedimentos de coleta e análise de dados. Para isso, foi utilizada a técnica de métodos mistos onde dados quantitativos e qualitativos foram coletados, organizados e analisados/discutidos. Assim, para a recolha destes dados foram utilizadas as seguintes três técnicas metodológicas: entrevistas, pesquisa longitudinal (análise do website e redes sociais) e amostragem (inquérito). Com o intuito de compreender o comportamento típico/padrão nas redes sociais das marcas de moda de origem portuguesa, considera-se que seria necessário um estudo que contemplasse maior número de marcas. Contudo, considerando as três marcas estudadas verificou-se que para conseguir atenção dos usuários as marcas não devem apenas estar apresentes nas redes sociais, mas precisam criar conteúdos que sejam relevantes para que seus seguidores sintam envolvidos por sua história e produtos. No que diz respeito ao comportamento do consumidor em Portugal, foi possível constatar que ainda é necessário percorrer um grande caminho para a conscientização dos mesmos sobre a “moda consciente” e também em relação às marcas de moda de origem Portuguesa. Estes indivíduos valorizam marcas que são envolvidas em ações sociais e ambientais, mas ainda têm pouco acesso a informações muito relevantes sobre as marcas que consomem.
Humanity lives an unprecedented moment in its history. In any other time humans have so ample access to numerous kinds of information so easily. The agricultural revolution happened for centuries, the industrial revolution has crossed generations and the digital revolution has been occurring during the last two decades. Thus, since the “rising” of internet and later social networks, individuals have been encouraged to create, share and exchange information in a faster, simple and effective way, so that the typical elements of information - such as television, radio, magazines, lose their strength. Gradually this change in the form of communication changes from the virtual plane to the real plane, where these individuals recognize that they have enough information and strength to contest for their rights, for the preservation of nature and for a “fair social world”. To keep pace with this unprecedented speed of change, individuals and businesses have only one choice: to adapt extremely quickly and to create new habits and purposes for a contemporary, sustainable and profitable life. This investigation was carried out to understand if in Portugal these changes are notorious both in the behavior of consumers and in the behavior of brands of Portuguese origin. In this way, three case studies were carried out on fashion brands that show their collections at ModaLisboa and follow the evolution of each of them for approximately 4 months in order to understand their behaviors and patterns. To understand the new consumer behavior, several authors were studied (literature review) that describe the aforementioned new behavior of consumers. A survey was applied through an online platform aiming to comprehend if in Portugal it is possible to identify contemporary behavior. The methodology used to perform this dissertation was the qualitative research with mixed techniques for data collection and analysis procedures. For this, the technique of mixed methods was used where quantitative and qualitative data were collected, organized and analyzed/discussed. Thus, the following three methodological techniques were used to collect these data: interviews, longitudinal research (website analysis and social networks) and sampling (survey). In order to understand the typical/standard behavior in the social networks of fashion brands of Portuguese origin, it is considered that a study with a greater number of brands should be necessary. However, considering the three brands studied, it has been found that in order to persuade users attention, brands should not only be present on social networks, but especially create content that is relevant to their followers to feel involved in their history and products. With regard to consumer behavior in Portugal, it was possible to apprehend that it is still need a long way towards rising awareness about "conscious fashion" and also about fashion brands of Portuguese origin. These individuals value brands that are involved in social and environmental actions, but still have little access to very relevant information about the brands they consume.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Design de Comunicação de Moda
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58694
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DET/2C2T - Dissertações de mestrado

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