Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58571

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dc.contributor.advisorSilva, A. M.por
dc.contributor.authorEnes, Mariana Isabel Barreiropor
dc.date.accessioned2019-01-25T14:56:00Z-
dc.date.available2022-01-01T07:01:39Z-
dc.date.issued2018-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/58571-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrialpor
dc.description.abstractO presente projeto de dissertação desenvolveu-se no âmbito do curso do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial (MIEGI), da Universidade do Minho, tendo sido realizado no departamento de Logística da empresa Sonae MC. O mesmo centrou-se na melhoria da ocupação volumétrica dos camiões utilizados no transporte entreposto-loja. A metodologia de investigação utilizada foi o estudo de caso, tendo tido início com a análise e descrição da situação atual, quantificando-se o valor da taxa de ocupação volumétrica atual, na ordem dos 48,5%. Identificaram-se, de seguida, os principais fatores que influenciavam a altura das unidades de carga e a capacidade de sobreposição das mesmas. Foram apresentadas algumas soluções a implementar no curto e longo prazo. As de curto prazo consistiram na revisão dos limites de cubicagem em função do peso médio por caixa e na consolidação das categorias do Picking-By-Store (PBS) na mesma palete para as lojas Continente Bom Dia (CBD). Com base em testes piloto, estimou-se um aumento de 3,4% na cubicagem média das paletes de picking, uma redução de 4,2% no número de paletes preparadas, um aumento na percentagem de ocupação em altura de 1,8% que se traduz num aumento da ocupação volumétrica do camião de 1,6%, e um benefício de 577.908€/ano. A proposta de revisão dos limites foi realmente implementada, desenvolvendo-se um quadro de indicadores para monitorizar os seus resultados. Comparando com janeiro de 2018, obteve-se, em setembro, um aumento de 4,4% na cubicagem média das paletes de picking e de 2,7% na percentagem de ocupação em altura. As medidas de longo prazo incidiram, primeiro, na normalização da altura das paletes a um limite de cubicagem mais baixo para sobreposição através de equipamento e, segundo, sem normalização, sobrepor apenas as paletes mais baixas. Na primeira, embora os ganhos para o transporte sejam significativos, estas soluções afetam negativamente a produtividade, o tempo de carga e descarga e o espaço na retaguarda de loja. Também, a variabilidade no fator de ar, que impossibilita a definição de um limite de cubicagem que garanta a sobreposição de 100% das paletes, inviabiliza a utilização destes equipamentos. Na segunda, identificou-se uma medida que permite reduzir uma viagem por dia: sobrepor as paletes mais baixas num camião de duplo deck, no transporte Azambuja-Guia, com um benefício estimado de 93.694€/ano. Prevê-se, com a implementação deste projeto, um benefício anual total de 671.602€.por
dc.description.abstractThe current dissertation project was developed as part of the Integrated Master in Industrial Engineering and Management, of the University of Minho, and it was done in the logistics department from Sonae MC. It focused on improving the volume fill rate of the trucks used on the warehouse-retail store transportation. The methodology research used throughout this work was the case study, having started with the analysis and description of the current situation, quantifying the value of the actual vehicle volume fill rate, which was around 48,5%. The main factors that influenced the units load height and its stackability were then identified. Some solutions to be implemented in short and long-term have been identified. The short-term ones consisted in revising cubic limits depending on the average weight per box and the consolidation of the categories from Picking-By-Store (PBS) in the same pallet for Continente Bom Dia (CBD) stores. Based on pilot tests, it was estimated an increase of 3,4% in the picking units load average volume, a reduction of 4,2% in the number of prepared units load, an increase of 1,8% in the height fill rate that corresponds to an increase in the trucks volume fill rate of 1,6%, and a benefit of 577.908€/year. The proposal of revising the limits was implemented, and it was developed a dashboard to monitoring its results. Comparing with January of 2018, it was obtained in September, an increase of 4,4% in the average volume of picking units load and 2,7% in the height fill rate. The long-term ones focused on, first, the unit load height standardization for lower cubic limits for stacking using equipment and, second, without standardization, stack only the lower units load. In the first one, although the gains for transportation are significant, these solutions negatively affect the productivity, the loading and unloading time and the backroom store. Moreover, the variability in the air factor, which makes impossible the definition of a cubic limit that can guarantee the stacking of 100% of the pallets, makes the use of stacking equipment unfeasible. For the second one, it was identified a strategy that allows to reduce a travel per day: stack the lower units load in a double deck truck, in the transport Azambuja-Guia, with an estimate benefit of 93.694€/year. With the implementation of this project, a total annual benefit of 671.602€/year is expected.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectOcupação volumétrica dos camiõespor
dc.subjectTransportepor
dc.subjectAltura unidades de cargapor
dc.subjectEquipamentos de suportepor
dc.subjectVehicle volume fillpor
dc.subjectTransportationpor
dc.subjectUnits load heightpor
dc.subjectSupport equipmentpor
dc.titleMelhoria da ocupação volumétrica dos camiões no transporte entreposto-loja numa empresa de retalho alimentarpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202137171por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade19 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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Mariana Isabel Barreiro Enes.pdfDissertação de Mestrado3,66 MBAdobe PDFVer/Abrir

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