Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58443

TítuloThe impact of multinationals’ suppliers’ clubs on the internationalization process of local small and medium-sized enterprises: the case of Bosch Braga
Autor(es)Rodrigues, João Pedro de Lima Correia
Orientador(es)Eiriz, Vasco
Palavras-chaveInternationalization
Information sharing
Interorganizational relationships
Suppliers’ club
Strategic alliances
Internacionalização
Partilha de informação
Relações interorganizacionais
Clube de fornecedores
Alianças estratégicas
Data2018
Resumo(s)The main objectives of this study are: to find how Bosch’s Suppliers’ Club in Braga can help the small and medium-sized enterprises involved to start (or boost) their internationalization process; and what is the role of interorganizational relationships and information sharing in this kind of strategic alliance. I also wish to understand the importance that a department focused on the management of this type of partnerships can have to multinational corporations; and to access the benefits of internal management of supply networks, over external management. In my empirical study I scheduled interviews inside Bosch Braga and with some suppliers that take part in this initiative. In a total of nine interviews, five of them were inside Bosch and four were with suppliers. The fact that a substantial number of interviews was conducted, and that both sides of this initiative were studied, gives me confidence that the information that was collected will be all the more useful. The results confirm my expectations. The integration of SMEs in these initiatives gives them the opportunity to enter higher level value chains that characterizes companies with greater size. These SMEs use benchmarking to learn with the multinationals the technical procedures that will be useful in the future. This guarantees them some safety and allows them to produce components that big costumers will be looking for in the future. This jump in quality opens windows for these smaller suppliers. Bosch will now be considered them as strategic suppliers; they can be contacted by any Bosch factory in the whole world and can also be contacted by any company that is interested in their products. When it comes to the strategic alliance department, the feedback was quite positive, with most of the interviewed individuals considering that the suppliers’ club is useful to Bosch: to better monitor its suppliers; to assess the suppliers; and even scan potential new partners that could enter this project. Internal supply network management was also favored over external, since it allows Bosch to have a closer relationship with its partners and share sensible information with more privacy, while keeping total control over its suppliers and making sure they are ready to face the challenges that Bosch and the automotive industry have for them. In terms of contributions, I am sure this dissertation will help scholars to understand the benefits of this type of initiatives and how good they are to smaller local firms. It might also serve as a sort of guideline when managing supplier networks and supplier relationships in general.
Os principais objetivos deste estudo são: descobrir como é que o Clube de Fornecedores da Bosch em Braga pode ajudar as pequenas e médias empresas envolvidas a iniciar (ou solidificar) o seu processo de internacionalização, e o papel das relações interorganizacionais e da partilha de informação neste tipo de aliança estratégica. Também pretendo perceber a importância de um departamento exclusivamente focado na gestão deste tipo de parcerias, na perspetiva da a multinacional. Averiguar as vantagens da gestão interna de redes de fornecedores sobre a gestão externa das mesmas também é um dos meus objetivos. No meu estudo empírico conduzi entrevistas dentro da Bosch Braga e também com alguns fornecedores envolvidos no projeto. Num total de nove entrevistas, cinco foram na Bosch e quatro foram a fornecedores. O facto de haver um número substancial de entrevistas no meu estudo e de ambos os lados da parceria terem sido estudados dá-me confiança de que a informação recolhida será ainda mais relevante. Os resultados obtidos estão de acordo com o esperado. A integração de PME nestas iniciativas dá-lhes a oportunidade de entrar em cadeias de valor de maior nível com empresas de maior dimensão. O facto destas PME utilizarem benchmarking para aprender com os procedimentos técnicos que lhes serão úteis no futuro garante-lhes alguma segurança e possibilita-lhes produzir componentes que serão procurados por grandes clientes, na altura certa. Este salto em termos de qualidade abre janelas a estas PME que serão agora consideradas fornecedores estratégicos da Bosch e podem ser contactados por qualquer fábrica Bosch a nível mundial, assim como qualquer outro cliente que esteja interessado nos seus produtos. No que toca ao departamento focado na gestão de alianças estratégicas, o feedback foi bastante positivo, sendo que quase todos os entrevistados consideram esta iniciativa útil para a Bosch, já que pode controlar melhor este clube de fornecedores, avaliar os fornecedores que já integram o projeto e estudar potenciais parceiros que possam fazer parte desta iniciativa. A gestão interna de redes de fornecedores mostrou-se também mais favorável do que a gestão externa, pois permite à Bosch manter uma relação mais próxima com os seus parceiros e partilhar informação sensível com maior privacidade, enquanto mantém total controlo sobre os seus fornecedores e garante que eles estarão preparados para os desafios que a Bosch e a indústria automóvel lhes vão apresentar. Em termos de contribuição, acredito que a minha dissertação vai ajudar futuros investigadores a perceber os benefícios deste tipo de iniciativas e quão boas estas podem ser para empresas de menor dimensão. Poderá servir também como guião no que toca à gestão de redes de fornecedores e ao relacionamento com fornecedores no geral.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Negócios Internacionais
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58443
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TeseFinal.pdf763,33 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID