Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/58421
Título: | Avaliação da intensidade nas aulas de Educação Física: tempo e espaço |
Outro(s) título(s): | Assessment of Physical Education classes’ intensity: time and space |
Autor(es): | Fernandes, Tiago Ramalho |
Orientador(es): | Cunha, António Camilo |
Palavras-chave: | Formação inicial Intensidade da atividade física Acelerometria Initial training Intensity of the physical activity Accelerometer |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | O presente relatório tem como finalidade representar e refletir sobre todos os
momentos do estágio profissional, que está adentrado nas etapas de estudos de ingresso ao
grau de mestre, em ensino de educação física para ensinos básico e secundário da
Universidade do Minho. O estágio profissional foi realizado na Escola Secundária da Póvoa
de Lanhoso, pertencente ao Agrupamento de Escolas do Ave, sempre orientado pelo
professor supervisor e colaborado pelo professor cooperante que teve um papel determinante
neste processo. Ao longo do relatório estão expostos aqueles que para mim foram os
momentos de maior aprendizagem e mais marcantes, que me permitiram adquirir esta função
de docente. Está presente, ainda, uma pequena investigação científica sobre a intensidade das
aulas de educação física que foi avaliada através de acelerómetros que permitiram comparar
as aulas de 50 e de 100 minutos, bem como, as aulas lecionadas no espaço interior e no
espaço exterior. Por último, o relatório contém, também, uma pequena análise do tempo de
empenho motor nos diferentes tipos de aula.
Através da análise de resultados verificamos que existem algumas evidências
estatisticamente significativas. Reparamos que na aula de 50 minutos os resultados nos
mostram que a atividade sedentária é bastante superior no espaço interior em comparação ao
espaço exterior e dessa forma percebemos que é uma aula menos rentável do ponto de vista
do empenho motor. Comparando diretamente aulas de 50 vs 100 a variável da atividade
moderada e atividade vigorosa registam diferenças marginalmente significativas, mais
elevado nas aulas de 100 minutos.
Em suma dizer que há resultados bastante interessantes/surpreendentes, afirmamos que
as aulas de 50 minutos são pouco rentáveis, de pouco proveito do ponto de vista de tempo de
empenho motor e a intensidade da atividade física em relação às aulas de 100 minutos é
inferior. The present report is aimed to represent and reflect all the moments of my professional internship which fits into the study stages for my master’s degree in teaching physical education in basic and secundary school at Minho University. The professional internship was carried at Póvoa de Lanhoso Secundary School and was advised and contributed by a supervising teacher whose role was very important during this process. Throughout the report I talk about my biggest learning and memorable experiences that allowed me my role as a teacher trainee. A small scientific research about physical educational classes intensity is also submitted, which was rated by accelerometers that compares classes of 50 minutes with classes of 100 minutes and outdoor classes with indoor classes, finally the report also includes a small assessment of motor engagement timing during different classes. The assessment of the results show that some results have meaningful statistical evidences. Classes of 50 minutes have a superior sedentary activity in an indoor environment in comparison with an outdoor environment, therefore we realized that those classes are less productive on motor engagement. The moderate activity variable and vigorous activity variable show significant marginally differences that when compared, classes of 100 minutes have a higher result than classes of 50 minutes. In sum, there are many interesting and surprising results on this report and the main conclusion taken from it is that 50 minutes classes are less productive on motor engagement and on intensity of the physical activity. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/58421 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tiago Ramalho Fernandes.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |