Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/58345
Título: | A análise musical na formação do jovem músico: componente exclusiva da disciplina de Análise e Técnicas de Composição? |
Outro(s) título(s): | Musical analysis in the education of young musicians: exclusive component of the subject of Analysis and Composition Techniques? |
Autor(es): | Silva, Andreia Cristina Soares da |
Orientador(es): | Lessa, Elisa |
Palavras-chave: | Análise musical Ciências musicais Transversalidade Interdisciplinaridade Musical analysis Musicology Transversality Interdisciplinary |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | Elaborado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da
Universidade do Minho, o presente Relatório de Estágio descreve a conceção, desenvolvimento e
avaliação do Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada intitulado A Análise Musical na
formação do jovem músico: componente exclusiva da disciplina de Análise e Técnicas de Composição?
O projeto foi implementado no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, nos Grupos de
Recrutamento M30 (História da Cultura e das Artes) e M28 (Formação Musical). Partindo da
constatação de que a componente de Análise Musical é abordada, na maioria dos casos, quase
exclusivamente nas aulas de Análise e Técnicas de Composição, foi objetivo principal deste projeto
afirmar/valorizar a sua transversalidade no ensino artístico especializado da música, não descurando o
seu valor enquanto disciplina autónoma. À luz da literatura sobre estratégias de aprendizagem na
componente de Análise Musical apresentam-se exemplos da prática pedagógica realizada nas
disciplinas de História da Cultura e das Artes – História da Música e de Formação Musical, pautados
pela inclusão de atividades analíticas de repertório musical renascentista. Dos resultados obtidos nos
inquéritos realizados aos alunos e professores, demonstra-se que a inclusão da Análise Musical nestas
disciplinas contribuiu para um conhecimento musical mais significativo. Written within the scope of the Professional Internship of the Master of Music Education of Minho University, the present report describes the design, development and evaluation of the Pedagogical Supervised Intervention’s Project entitled Musical Analysis in the education of young musicians: exclusive component of the subject of Analysis and Composition Techniques? The project was developed in the Music Conservatory Calouste Gulbenkian in Braga, in the History of Culture and Arts (M30) and Musical Theory (M28) classes. Assuming that the musical analysis component is approached, in the majority of cases, almost exclusively in the Analysis and Composition Techniques classes, the main objective of this project was to affirm/value its transversality in the music specialized artistic education, without denying its own value as an autonomous discipline. In the light of the literature about learning strategies in the analysis musical component, some examples of pedagogical practice within the subjects of History of Culture and Arts – Music History and Musical Theory are given. They were based on the inclusion of analytical activities of renaissance musical repertory. From the results obtained in the surveys carried out to students and teachers, it is shown that the inclusion of Musical Analysis in these subjects contributed to a more significant musical knowledge. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/58345 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Andreia Cristina Soares da Silva.pdf | 4,66 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |