Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58345

TítuloA análise musical na formação do jovem músico: componente exclusiva da disciplina de Análise e Técnicas de Composição?
Outro(s) título(s)Musical analysis in the education of young musicians: exclusive component of the subject of Analysis and Composition Techniques?
Autor(es)Silva, Andreia Cristina Soares da
Orientador(es)Lessa, Elisa
Palavras-chaveAnálise musical
Ciências musicais
Transversalidade
Interdisciplinaridade
Musical analysis
Musicology
Transversality
Interdisciplinary
Data2018
Resumo(s)Elaborado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, o presente Relatório de Estágio descreve a conceção, desenvolvimento e avaliação do Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada intitulado A Análise Musical na formação do jovem músico: componente exclusiva da disciplina de Análise e Técnicas de Composição? O projeto foi implementado no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, nos Grupos de Recrutamento M30 (História da Cultura e das Artes) e M28 (Formação Musical). Partindo da constatação de que a componente de Análise Musical é abordada, na maioria dos casos, quase exclusivamente nas aulas de Análise e Técnicas de Composição, foi objetivo principal deste projeto afirmar/valorizar a sua transversalidade no ensino artístico especializado da música, não descurando o seu valor enquanto disciplina autónoma. À luz da literatura sobre estratégias de aprendizagem na componente de Análise Musical apresentam-se exemplos da prática pedagógica realizada nas disciplinas de História da Cultura e das Artes – História da Música e de Formação Musical, pautados pela inclusão de atividades analíticas de repertório musical renascentista. Dos resultados obtidos nos inquéritos realizados aos alunos e professores, demonstra-se que a inclusão da Análise Musical nestas disciplinas contribuiu para um conhecimento musical mais significativo.
Written within the scope of the Professional Internship of the Master of Music Education of Minho University, the present report describes the design, development and evaluation of the Pedagogical Supervised Intervention’s Project entitled Musical Analysis in the education of young musicians: exclusive component of the subject of Analysis and Composition Techniques? The project was developed in the Music Conservatory Calouste Gulbenkian in Braga, in the History of Culture and Arts (M30) and Musical Theory (M28) classes. Assuming that the musical analysis component is approached, in the majority of cases, almost exclusively in the Analysis and Composition Techniques classes, the main objective of this project was to affirm/value its transversality in the music specialized artistic education, without denying its own value as an autonomous discipline. In the light of the literature about learning strategies in the analysis musical component, some examples of pedagogical practice within the subjects of History of Culture and Arts – Music History and Musical Theory are given. They were based on the inclusion of analytical activities of renaissance musical repertory. From the results obtained in the surveys carried out to students and teachers, it is shown that the inclusion of Musical Analysis in these subjects contributed to a more significant musical knowledge.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58345
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Andreia Cristina Soares da Silva.pdf4,66 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID