Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/58321

TitleA improvisação como ferramenta pedagógica no ensino da trompa nos 1º e 2º ciclos
Other titlesImprovisation as a pedagogical tool in the horn teaching in the 1st and 2nd cycles
Author(s)Maximino, André Ferreira
Advisor(s)Matos, Vítor Hugo Ferreira de
KeywordsImprovisação
Trompa
Ensino / aprendizagem
1º e 2º Ciclos de ensino
Desenvolvimento
Improvisation
Horn
Teaching / learning
1st and 2nd Cycles of teaching
Development
Issue date2018
Abstract(s)No âmbito do Mestrado em Ensino de Música nos grupos de recrutamento M20 (Trompa) e M32 (Conjuntos Instrumentais), o presente Relatório de Estágio propõe analisar a influência da improvisação no desenvolvimento de competências técnicas e musicais na aprendizagem de trompa nos 1º e 2º ciclos de ensino. O projeto de intervenção focou-se nas lacunas generalistas existentes nos alunos que iniciam o estudo da trompa. Pretendendo desenvolver, estruturar e consolidar aspetos técnicos e musicais, com base em exercícios e peças originais com incidência na improvisação, este projeto objetivou trabalhar aspetos tais como: consciencialização na execução performativa e no estudo autónomo, aspetos auditivos, aspetos teóricos e técnicos, aspetos musicais e automatização do estudo para um desenvolvimento completo e sustentável. Os materiais didáticos originais utilizados, que suportaram e aplicaram a improvisação, permitiram aos alunos trabalhar e fortalecer aspetos inerentes à temática em discussão. Para perceber e analisar a importância e a utilização da improvisação no ensino/aprendizagem da trompa foi enviado um questionário, dirigido a todos os professores de trompa, a todas as escolas oficiais de Portugal Continental. Em suma, este Relatório de Estágio tenciona ser útil para um maior interesse e motivação de alunos iniciantes ao estudo da trompa. A temática da improvisação, aliada ao repertório tradicional e comum utilizado neste nível de ensino, trará um leque mais completo de competências técnicas e musicais que permitirão ao aluno desenvolver-se como músico mais rapidamente e de forma consciente e concisa.
In the scope of the master´s degree in Music Teaching in the recruitment groups M20 (Horn) and M32 (Instrumental Ensembles), this Internship Report proposes to analyze the influence of improvisation in the development of technical and musical skills in the first and second cycles of education. The intervention project takes focus on the generalist gaps in students who begin the study of the horn. With the objective of developing, structuring and consolidating technical and musical aspects, based on exercises and original pieces focusing on improvisation, this project aimed to work on aspects such as: awareness in performance and autonomous study, auditory aspects, theoretical and technical aspects, musical aspects and automation in studying for a complete and sustainable development. The original didactic materials used, which supported improvisation, allowed students to work and strengthen aspects inherent in the subject under discussion. In order to perceive and analyze the importance and the use of improvisation in the teaching / learning of the horn, a form was sent, addressed to all horn teachers, to all the official schools of mainland Portugal. In short, this Internship Report intends to be useful for a greater interest and motivation of beginners to the study of the horn. The theme of improvisation, coupled with the traditional and common repertoire used at this level of education, will bring a more complete range of technical and musical skills that will allow the student to develop as a musician more quickly and in a conscious and concise way.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58321
AccessEmbargoed access (3 Years)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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