Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58208

TítuloA leitura expressiva de histórias infantis em língua inglesa
Outro(s) título(s)The expressive reading of children stories in English
Autor(es)Bessa, Luciana Cabral Pereira
Orientador(es)Vieira, Flávia
Palavras-chaveLeitura expressiva
Histórias infantis em língua inglesa
1º Ciclo do Ensino Básico
Expressive reading
Children stories in English
Primary education
Data2018
Resumo(s)O presente relatório de estágio pedagógico supervisionado, elaborado no âmbito do Mestrado de Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico da Universidade do Minho, apresenta um projeto sobre o tema da leitura expressiva de histórias infantis em língua Inglesa, desenvolvido numa turma do 4ºano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico de uma escola do distrito de Vila Real, durante o ano letivo de 2017/2018. O projeto tinha os seguintes objetivos: identificar perceções iniciais das crianças sobre a aprendizagem da língua inglesa, analisar a recetividade das crianças a atividades de leitura expressiva e dramatização de histórias em língua inglesa, e compreender efeitos da leitura expressiva e dramatização de histórias na aprendizagem da língua inglesa. O projeto dividiu-se em 3 fases. A primeira fase coincidiu com a análise do contexto, a partir da qual foi possível conhecer os alunos e obter dados sobre os seus gostos e preferências relativamente ao tema abordado. Na segunda fase realizaram-se quatro sequências didáticas em torno de quatro histórias infantis em língua inglesa, embora com incidência principal numa das histórias, que foi objeto de dramatização e apresentação pública. Finalmente, a terceira fase do projeto assentou na avaliação do projeto pedagógico com base nos dados recolhidos através de questionários e da observação de desempenhos. Os resultados permitiram concluir que a experiência pedagógica em causa foi bem-sucedida na turma. Os alunos responderam bem aos desafios lançados ao longo das sequências didáticas dedicadas à leitura expressiva. Possibilitou-se o efetivo contacto com histórias infantis de língua inglesa, promoveu-se o gosto pela leitura expressiva e dramatização de histórias, e criaram-se condições de desenvolvimento de competências linguístico-comunicativas das crianças.
The present practicum report, written within the Master Degree in English Teaching for Primary School at the University of Minho, presents a project on the development of expressive reading of children stories in English. The project was developed in a class of the 4th graders in a primary school in Vila Real during the school year of 2017/2018. The project objectives were: to identify early perceptions of children about English language learning; to analyse children's receptivity to expressive reading and the dramatization of stories in English; and to understand the effects of expressive reading and the dramatization of stories in English learning. The project is divided into 3 phases. The first phase consisted of context analysis so as to know the students and obtain data about their tastes and preferences regarding the topic addressed. In the second phase, four teaching sequences were developed around four stories, with a particular focus on one of the stories that was dramatized and presented publicly. Finally, in the third phase, the pedagogical project was evaluated on the basis of data collected through learner questionnaires and the observation of learner performance. Results allowed me to conclude that the pedagogical experience was successful in this class. The students responded well to the expressive reading activities. It was possible to promote their contact with children's stories in English, stimulate their interest for the expressive reading and dramatization of stories, and conditions were created to develop their English language skills.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58208
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Luciana Cabral Pereira Bessa.pdf
Acesso restrito!
3,34 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID