Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/58208
Título: | A leitura expressiva de histórias infantis em língua inglesa |
Outro(s) título(s): | The expressive reading of children stories in English |
Autor(es): | Bessa, Luciana Cabral Pereira |
Orientador(es): | Vieira, Flávia |
Palavras-chave: | Leitura expressiva Histórias infantis em língua inglesa 1º Ciclo do Ensino Básico Expressive reading Children stories in English Primary education |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio pedagógico supervisionado, elaborado no âmbito do Mestrado de Ensino
do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico da Universidade do Minho, apresenta um projeto sobre o tema da
leitura expressiva de histórias infantis em língua Inglesa, desenvolvido numa turma do 4ºano de
escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico de uma escola do distrito de Vila Real, durante o ano letivo de
2017/2018. O projeto tinha os seguintes objetivos: identificar perceções iniciais das crianças sobre a
aprendizagem da língua inglesa, analisar a recetividade das crianças a atividades de leitura expressiva e
dramatização de histórias em língua inglesa, e compreender efeitos da leitura expressiva e dramatização
de histórias na aprendizagem da língua inglesa.
O projeto dividiu-se em 3 fases. A primeira fase coincidiu com a análise do contexto, a partir da qual foi
possível conhecer os alunos e obter dados sobre os seus gostos e preferências relativamente ao tema
abordado. Na segunda fase realizaram-se quatro sequências didáticas em torno de quatro histórias infantis
em língua inglesa, embora com incidência principal numa das histórias, que foi objeto de dramatização e
apresentação pública. Finalmente, a terceira fase do projeto assentou na avaliação do projeto pedagógico
com base nos dados recolhidos através de questionários e da observação de desempenhos. Os resultados
permitiram concluir que a experiência pedagógica em causa foi bem-sucedida na turma. Os alunos
responderam bem aos desafios lançados ao longo das sequências didáticas dedicadas à leitura expressiva.
Possibilitou-se o efetivo contacto com histórias infantis de língua inglesa, promoveu-se o gosto pela
leitura expressiva e dramatização de histórias, e criaram-se condições de desenvolvimento de
competências linguístico-comunicativas das crianças. The present practicum report, written within the Master Degree in English Teaching for Primary School at the University of Minho, presents a project on the development of expressive reading of children stories in English. The project was developed in a class of the 4th graders in a primary school in Vila Real during the school year of 2017/2018. The project objectives were: to identify early perceptions of children about English language learning; to analyse children's receptivity to expressive reading and the dramatization of stories in English; and to understand the effects of expressive reading and the dramatization of stories in English learning. The project is divided into 3 phases. The first phase consisted of context analysis so as to know the students and obtain data about their tastes and preferences regarding the topic addressed. In the second phase, four teaching sequences were developed around four stories, with a particular focus on one of the stories that was dramatized and presented publicly. Finally, in the third phase, the pedagogical project was evaluated on the basis of data collected through learner questionnaires and the observation of learner performance. Results allowed me to conclude that the pedagogical experience was successful in this class. The students responded well to the expressive reading activities. It was possible to promote their contact with children's stories in English, stimulate their interest for the expressive reading and dramatization of stories, and conditions were created to develop their English language skills. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/58208 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luciana Cabral Pereira Bessa.pdf Acesso restrito! | 3,34 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |