Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58141

TítuloComo sensibilizar as crianças para mudança de comportamentos que contribuam a melhoria da vida do nosso planeta?
Outro(s) título(s)How to sensitize children to the change of behaviors that contribute to improving the life of our planet?
Autor(es)Abreu, Catarina Daniela Rodrigues
Orientador(es)Antunes, Carla Pires
Data2018
Resumo(s)O presente relatório de estágio ocorreu no âmbito da Prática de Ensino Supervisionado (PES) do Mestrado em Educação Pré-escolar da Universidade do Minho e, ao longo de quatro meses, esta prática foi sendo trabalhada na valência de jardim de infância. A partir da observação desenvolvida no referido contexto foi possível recolher informações sobre os interesses e necessidades do grupo e, desse modo, percecionar a atenção e curiosidade que manifestavam relativamente a temas relacionados com a proteção do meio ambiente. Assim, decidimos que o tema central do nosso projeto de intervenção pedagógica deveria abordar questões relacionadas com a Sustentabilidade Ambiental, sendo, por isso, o título do nosso projeto: “Como sensibilizar as crianças para a mudança de comportamentos que contribuam a melhoria da vida do nosso planeta?” Tendo como objetivo principal a aquisição de conhecimentos e a consciencialização para com os cuidados com o meio ambiente, por parte das crianças, a planificação de todas as atividades foi pensada, de modo a responder aos seus interesses e curiosidades. Procurou-se, sempre, realizar atividades de caráter diversificado, através das quais as crianças tivessem a oportunidade de explorar diferentes materiais e realizar experiências que lhes permitissem uma construção articulada do saber. A concretização do projeto de intervenção pedagógica só foi possível graças ao envolvimento e participação ativa do grupo de crianças em todas as atividades propostas. Com o desenvolvimento deste projeto de intervenção pedagógica, assente na metodologia de investigação-ação, verificou-se uma mudança de comportamento, por parte das crianças, relativamente à sua ação para com o meio ambiente. Realizaram novas aprendizagens através da exploração de atividades diversificadas, globalizantes e integradas, as quais procuraram, sempre, apoiar as suas escolhas, descobertas e sugestões. Este projeto permitiu, igualmente, o meu aprofundamento de conhecimentos e práticas importantes, enquanto futura profissional no âmbito da educação de infância.
This report of training course took place in the scope of practice of Supervised Education (PES) of the master's degree in pre-school Education at the University of Minho and, over the course of four months, this practice was being crafted in Valencia of kindergarten. From observation developed in that context it was possible to gather information on the needs and interests of the group and, in this way, to perceive the attention and curiosity that manifested with regard to issues related to the protection of the environment. So, we decided that the main theme of our project of pedagogical intervention should address issues related to environmental sustainability, and the title of our project: "How to sensitize children to the change of behaviors that contribute to improving the life of our planet?" Having as main objective the acquisition of knowledge and awareness with the care for the environment, on the part of children, the planning of all activities has been conceived, in order to respond to your interests and curiosities. It was, always, diverse character activities, through which the children had the opportunity to explore different materials and conduct experiments that allow them an articulated construction of knowledge. The achievement of pedagogical intervention project was only possible thanks to the involvement and active participation of the group of children in all the proposed activities. With the development of this educational intervention project, based on the methodology of action research, there has been a change in behavior on the part of children, regarding your action for the environment. Performed new learning through the exploration of diverse, comprehensive and integrated activities, which always sought to support their choices, findings and suggestions. This project also allowed my deepening of important knowledge and practices, while professional future in childhood education.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58141
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Catarina Daniela Rodrigues Abreu.pdf3,18 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID