Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58089

TítuloTextos de divulgação científica mediática para crianças: uma experiência de intervenção pedagógica no 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(es)Costa, Maria Luísa Marques da
Orientador(es)Ramos, Rui Lima
Palavras-chaveLeitura
Escrita
Divulgação científica
Hipertextual
Competências
Reading
Writing
Scientific dissemination
Hyper textual
Data2018
Resumo(s)O presente relatório insere-se numa investigação e intervenção de ordem pedagógica em torno do projeto de textos de divulgação científica mediática, realizado numa turma de 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, constituída por vinte e seis alunos com idades compreendidas entre 7 e os 8 anos. Sabendo que vivemos numa sociedade cada vez mais exigente e rigorosa, onde o caráter científico está cada vez mais presente no quotidiano dos alunos, procurámos dominantemente, através deste projeto, compreender como alunos de uma turma de 2.º ano de escolaridade lidam com o texto de divulgação científica. O desenvolvimento do domínio da escrita foi o ponto crucial deste projeto, que envolveu três tipos de texto – o narrativo, o instrucional e o expositivo/informativo, que se materializa, nomeadamente, no género de divulgação científica, tendo sido dada maior relevância ao último mencionado. Neste sentido, foram desenvolvidas algumas propostas de atividades com intuito de atingir os seguintes objetivos: proporcionar aos alunos o contacto com textos de divulgação científica através de suporte informático ou revistas científicas infantojuvenis; promover nos alunos o gosto por textos de divulgação científica; desenvolver competências de leitura e de escrita de textos de divulgação científica; promover competências de identificação das características de textos de divulgação científica com ou sem estrutura hipertextual; desenvolver atitudes de investigação, reflexão crítica e a troca de aprendizagens e experiências significativas através dos textos de divulgação científica; desenvolver competências de trabalho colaborativo, nomeadamente o de escrita; e desenvolver uma postura de autoavaliação relativamente ao seu desempenho durante todo o processo de ensino e aprendizagem. A metodologia designada para este projeto foi a de Investigação-Ação e os dados foram recolhidos através das observações participantes nas aulas, dos questionários (inicial e final); dos trabalhos produzidos pelos alunos ao longo do projeto; da grelha de observação e avaliação; do diário de aula reflexivo e dos registos fotográficos e áudio.
The following report is based on an investigation and pedagogical intervention project around texts of scientific media dissemination, developed with a class of twenty six children with ages between 7 and 8 years old of 2nd year of Primary School. Knowing that we live in an increasingly demanding and rigorous society where the scientific character is nowadays even more present in the daily life of students, we pursued, through this project, to understand the relationship between the texts of scientific dissemination and the students of a class of 2nd year of Primary School. The development of the mastery of writing was a crucial point of this project that involved three types of text- the narrative, the instructional and the expository/ informative text that is inserted in the genre of scientific divulgation that had been given greater relevance to the last one mentioned. In this sense, were developed some proposal activities with the purpose of achieving the following objectives: provide students with the contact with texts of scientific divulgation through informatics support or scientific journals for children and young people; promote in students the taste for scientific dissemination texts; develop reading and writing competences for dissemination texts: promote competences to identify the characteristics of scientific dissemination texts with or without hyper textual structure; develop research attitudes, critical reflection and the exchange of learning and meaningful experiences through scientific dissemination texts; develop collaborative working skills, namely of writing and develop a self-assessment posture regarding their performance throughout all the teaching and learning process. The methodology assigned to this project was an action research and the data were collected through participant observations in the classes. The questionnaires (initial and final): of the work produced by the students throughout the project; of the observation and evacuation grid; of the reflexive journal of the class and photo and audio recording.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58089
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Luísa Marques da Costa.pdf3,57 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID