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https://hdl.handle.net/1822/58022
Title: | Os processos e as dinâmicas criativas em agência de comunicação: o olhar do Copywriter |
Other titles: | The creative processes and dynamics in a communication agency: the Copywriter’s vision |
Author(s): | Abreu, Joana Rita Pinto da Cruz |
Advisor(s): | Cabecinhas, Rosa |
Keywords: | Agência de comunicação Copywriting Fluxos comunicacionais Processos criativos Estrutura organizacional Communication agency Communicational flows Creative processes Organizational structure |
Issue date: | 2018 |
Abstract(s): | As agências de comunicação e de publicidade são locais onde a criatividade e a proatividade são colocadas
à prova todos os dias, num ambiente conhecido pelos seus ritmos frenéticos. Num contexto desafiante,
que faz com que não existam dias iguais uma vez que estão sempre a surgir novos e diferentes desafios,
há muitos pedidos “para ontem” por parte das dezenas de clientes, sendo que os colaboradores têm de
ser bastante rápidos sem nunca deixarem de ser profissionais, criativos e assertivos nos conteúdos que
produzem.
Mas como se alia a criatividade à rapidez que o cliente exige? Quais os processos delineados para que a
troca de informação dentro da agência seja feita de forma célere e acertada? Como é que as trocas de
conhecimentos e a interajuda contribuem para um melhor trabalho e para uma maior satisfação por parte
dos clientes? Estas são algumas das questões intrínsecas à vida fervilhante de uma agência de
comunicação moderna, onde as áreas de atuação são cada vez menos específicas e muito mais
abrangentes, privilegiando a capacidade multitarefas como um dos ingredientes essenciais para
confecionar uma boa estratégia de comunicação, que se distribua coerentemente nos mais diversos
suportes.
Tendo como referência a experiência de estágio curricular na agência de comunicação Bastarda, entre
outubro e dezembro de 2017, o presente relatório visa assim analisar vários aspetos mencionados
anteriormente, no dia a dia desta organização. Desta forma, a investigação pretende dar a conhecer o
esquema organizacional da agência e as relações interpessoais e profissionais, claramente complexas e
labirínticas, que se estabelecem entre os diferentes colaboradores, analisando como os diferentes
backgrounds e as diversas experiências de cada um são essenciais para o desenrolar dos processos
criativos, contribuindo para a criação de um resultado final original, apelativo e consistente.
A observação dos fluxos e dos processos em agência é a base de todo o relatório, que pretende perceber
de que forma é estimulada a criatividade e de que maneira a estratégia de comunicação de cada cliente se
distribui nas tarefas de vários colaboradores, numa junção de visões, experiências e conhecimentos que se
manifestam em ligações de complementaridade, de cooperação, de estímulo e de dependência, a partir do
ponto de vista do Copywriter. The communication and advertising agencies are places where creativity and proactivity are tested every single day, in an atmosphere known by its frenetic rhythms. In this particularly defiant environment, every day is completely different from the previous and the next one, since there’s always new and distinct challenges and there’s also a lot of client’s requests to be done by "yesterday", which requires that all collaborators must be fast, yet creative, assertive and professional in each piece of content that they produce. But how is creativity allied with the quickness that clients demand? Which are the outlined processes that ensure the information exchange in a quick and right way? How does the knowledge exchange and the mutual aid contribute to a better work and a greater satisfaction of the clients? These are some of the questions that can be found in the bustling life of a modern communication agency, where the areas of operation are less and less specific and much broader, emphasizing the “multitask” skill as one of the most important ingredients to create a good communication strategy that consistently distributes itself through the means available. Taking the curricular internship in Bastarda as reference, which took place between October and December 2017, this paper analyzes the issues listed above on the agency’s day-to-day operations. In this way, the investigation intends to raise awareness of the agency’s complex organizational structure and also the labyrinthine interpersonal and professional relationships between the collaborators, analyzing how the different backgrounds and the personal experiences of each one are essential for the development of creative processes, contributing to the creation of an outcome that is more creative, appealing and steady. The observation of the flows and the processes in a communication agency is the basis of this report, which is intended to understand how the creativity is stimulated and how the communication strategy of each client is distributed through several collaborators, in a junction of visions, experiences and knowledge that manifest themselves in connections of complementarity, cooperation, stimulus and reliance, from the point of view of the Copywriter. |
Type: | Master thesis |
Description: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/58022 |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
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Joana Rita Pinto da Cruz Abreu.pdf | Dissertação de Mestrado | 3,87 MB | Adobe PDF | View/Open |