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TítuloA Educação Ambiental numa perspetiva de aprendizagem cooperativa: um estudo com alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Autor(es)Silva, Lénia Sofia Almeida da
Orientador(es)Guimarães, Fernando
Data2017
Resumo(s)Este estudo, implementado em contexto de sala de aula no âmbito do Estágio do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, analisa as potencialidades da aprendizagem cooperativa para a Educação Ambiental, uma vez que esta metodologia promove competências sociais consideradas essenciais para o desenvolvimento da Educação Ambiental. Assim, estabelecemos os seguintes objetivos de investigação: promover a aprendizagem de conteúdos atitudinais, procedimentais e conceituais relacionados com a Educação Ambiental, desenvolver o espírito critico e o sentido de responsabilidade social dos alunos em relação ao Ambiente, bem como as boas e más ações perante a preservação do planeta através da aprendizagem cooperativa, desenvolver competências sociais que possam ser aplicadas na vida em sociedade e motivar os alunos a participar ativamente de forma a construírem o conhecimento de forma coletiva. Para tal foi realizada uma intervenção pedagógica, durante várias sessões, numa turma do 2.º e do 6.º ano, constituída por 25 e 21 alunos, respetivamente. Primeiramente, procuramos conhecer os objetivos da Educação Ambiental para o 1.º e 2.º CEB, para desenvolver uma ação educativa que promova os seus conteúdos de forma eficaz. Posteriormente, realizamos a análise e a interpretação dos dados recolhidos em ambos os ciclos, através das Fichas Diagnosticas e de Consolidação, os Quizes Individuais, as Fichas de Trabalho de Grupo e os Questionários de autoavaliação individual e de grupo. Este estudo teve como base a metodologia de investigação-ação, desenvolvendo uma prática de ensino cooperativo com o objetivo de melhorar as aprendizagens dos alunos sobre a Educação Ambiental, dando-lhes as ferramentas necessárias para construírem o conhecimento de forma coletiva. Deste modo, num processo cíclico de planificação, ação, observação e reflexão, esta metodologia permitiu verificar os efeitos da prática educativa, para melhorá-las nas intervenções seguintes. Os dados mostram que a aprendizagem cooperativa tem um conjunto de benefícios para o processo de ensino e aprendizagem da Educação Ambiental, verificando-se não só uma melhoria das aprendizagens dos alunos, como uma evolução na aquisição de competências sociais que consideramos importantes para a Educação Ambiental, preparando-os para ter um papel ativo na vida em sociedade.
This study, developed in the classroom, was made within the Internship of the Master’s in Basic Education (1 cycle) and in Teaching of Science and Mathematics in Basic Education (2 cycle), intends st nd to prove the importance of cooperative learning to environmental education. In a way to accomplish this, there were stressed the following objectives of investigation: to promote the learning of attitudinal, conceptual and procedural knowledge related to environmental education, to develop self-judgment and the sense of social responsibility of the pupils in relation with the environmental, such as the good and bad actions towards the preservation of the planet by using cooperative learning methodologies, to promote pupils social competences that can be applied in society life and, finally, motivate the pupil’s to participate actively in way to learn how to work cooperatively. Through this thought, it was implemented a pedagogical intervention, during several sessions, in a class from 2 and 6 grade constituted by 25 and 21 pupils, respectively. In first place, we searched nd th about the objectives of environment education to the 1 and 2 Cycle of the Basic Education. st nd Posteriorly, we accomplish an analysis and interpretation about the collected data, through the analysis of the Diagnostic and Consolidation Tests, the individual Quizzes and the Work Group sheets, the questionnaire in the 1 cycle, such as the self and group evaluation questionnaires. The implementation st of this study followed the methodology of action-research, developing a practice of cooperative teaching with the objective of improving the learnings of the pupils about environment education, providing the right tools to accomplish the cooperative knowledge. By this way, this methodology allowed us to verify the effects of the educative practice that we realized, in the way to improve in the followed interventions. By the results presented, we can confirm that the implementation of the cooperative learning had a set of benefits to the process of teaching and learning about the conceptual, procedures and attitudes contents of the environment education, so far as we verify an improvement in the pupils earnings of both classes, such as an evolution in the social skills that we considerate important to the environment education and to prepare the pupils to a life in society.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57987
AcessoAcesso aberto
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