Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57904

TítuloA motivação é a chave: estratégias para a sua promoção nas aulas de línguas
Outro(s) título(s)Motivation is the key: strategies for promoting in language clases
La motivación es la clave: estrategias para su promoción en las clases de lengua
Autor(es)Vaz, Ana Raquel Fernandes Martins
Orientador(es)Dionísio, Maria de Lourdes
Cea Álvarez, Ana María
Palavras-chaveLeitura
Estratégias de leitura
"Engagement"
Motivação
Motivação do professor
Reading
Reading strategies
Motivation
Teacher motivation
Lectura
Estrategias de lectura
Motivación
Motivación del profesor
Data2018
Resumo(s)O presente relatório é fruto do trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo transato, relativo ao Estágio Profissional, do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário – Área de Especialização de Espanhol. Seguindo características que vão ao encontro da metodologia de investigação-ação, este documento patenteia a teoria que sustenta e fundamenta toda a investigação realizada ao longo do ano letivo em questão. Assim, no referente à motivação para a leitura dos alunos era objetivo deste relatório "Desenvolver nos alunos a competência estratégica, autónoma e, consequentemente, a motivação para a leitura". Por outro lado, esta investigação teve em conta outra variável relevante que foi a motivação do professor, cujo objetivo era "Monitorizar os níveis de motivação docente ao longo do projeto, através da reflexividade". Esta investigação dividiu-se em três fases. Na fase de diagnóstico verificou-se, através do registo de observação das aulas e do questionário, que os alunos não possuíam o nível de motivação necessário para se tornarem leitores competentes, nem possuíam consciência das estratégias de leitura a utilizar com vista a otimizarem o processo de leitura. Na fase da intervenção, a delineação do plano de ação pretendia a conceção de atividades de leitura que seguiam uma metodologia processual. Para obter dados relativos ao desenvolvimento destas estratégias ao longo da intervenção foram utilizados vários instrumentos de investigação: o diário do professor e uma grelha de observação. Por fim, a fase de avaliação apresenta os resultados obtidos nos diferentes instrumentos de recolha de dados, com o intuito de verificar se a escolha das estratégias contribuiu para o desenvolvimento de leitores mais motivados relativamente ao domínio da leitura.
This report is the result of the work carried out during the Professional Internship, the Master's Degree in Portuguese and Foreign Language Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education - Spanish Specialization Area. Following characteristics that meet the methodology of action research, this document shows the theory that underlies and substantiates all research carried out throughout the school year in question, as well as a description of the activities. Thus, with regard to motivation for students for reading, the objective of this report was to "Develop students' strategic, autonomous competence and, consequently, motivation for reading". On the other hand, this research took into account another relevant variable that was the motivation of the teacher, whose objective was "To monitor levels of motivation through the project, through reflexivity". This investigation was divided into three phases. In the diagnostic, it was verified through the observation of the classes and the questionnaire that the students did not have the necessary level of motivation to become competent readers, nor were they aware of the reading strategies to be used in order to optimize the process of reading. In the intervention phase, the action plan aimed at the conception of reading activities that followed a procedural methodology, defended by several authors as one of the most effective to develop motivated and competent students. In order to obtain data regarding the development of these strategies on students were implemented some investigations instruments: the teacher´s journal and some direct observation grids. Finally, the evaluation phase presents the results obtained through the different data collection instruments, in order to verify if the choice of the strategies contributed to the development of more motivated readers in the field of reading.
Este informe es el resultado del trabajo realizado durante las prácticas en el Máster de Enseñanza de Portugués y una lengua extranjera en el 3er ciclo de Educación Básica y Secundaria - Especialidad de Español. Siguiendo unas pautas que se aproximan a la metodología de investigación-acción, este documento presenta la fundamentación teórica relacionada con la investigación práctica realizada a lo largo del año escolar en cuestión. Ampliar el nivel de motivación para la lectura de los alumnos meta era uno de los objetivos de esta investigación, además de que estos "Desarrollasen la competencia estratégica, autónoma y, consecuentemente, la motivación para la lectura". Por otra parte, esta investigación tuvo en cuenta otra variable relevante que fue la motivación del profesor, y el objetivo era "monitorizar los niveles de motivación docente a lo largo del proyecto, a través de la reflexividad". Esta investigación se dividió en tres fases. En la fase de diagnóstico, a través del registro de observación directa en las clases y de un cuestionario, se verificó que los alumnos no poseían un nivel de motivación necesario para convertirse en lectores competentes, ni poseían conciencia de las estrategias de lectura que se pueden utilizar para optimizar su proceso de lectura. En la fase de intervención, la delineación del plan de acción pretendía la concepción de actividades de lectura que basadas en un enfoque procesual. Para obtener datos sobre el desarrollo de la intervención se utilizaron varios instrumentos de investigación: el diario del profesor y una parrilla de observación directa. Por último, la fase de evaluación presenta los resultados obtenidos en los diferentes instrumentos de recopilación de datos, con el fin de comprobar si la elección de las estrategias ha contribuido al desarrollo de lectores más motivados en el ámbito de la lectura.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (área de especialização de Espanhol)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57904
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Raquel Fernandes Martins Vaz.pdf4,33 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID