Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57795

TítuloCurrículo e autonomia na escola: um estudo exploratório
Autor(es)Sousa, Jeane Miranda de
Orientador(es)Morgado, José Carlos
Palavras-chaveCurrículo
Desenvolvimento pessoal
Autonomia
Sucesso escolar
Education curriculum
Personal development
Autonomy
Educational success
Data2018
Resumo(s)Ao pensar em teoria curricular temos que, desde logo, saber o que significa currículo e qual a sua importância para a Educação e para a Escola. Ao longo das últimas décadas, o currículo e a escola têm passado por uma série de mudanças, necessárias para se organizarem de modo a propiciar uma Educação adequada para o Século XXI, o que implica ambos se modifiquem de modo a formar indivíduos aptos a tomar decisões e a criar estratégias para saberem lidar com os desafios de uma atualidade complexa. Neste sentido, a escola deve assumir o compromisso de criar condições para que os estudantes possam desenvolver todo o seu potencial e aprendam a gerir o seu processo de aprendizagem de forma autónoma, responsável e eficaz. O presente trabalho tem por finalidade averiguar como é que os estudantes da Escola da Boa Esperança, que participaram no Projeto Mais Autonomia, compreendem o que significa desenvolvimento pessoal e social, autonomia e sucesso escolar. Para o efeito, realizámos um estudo exploratório, de natureza descritiva e qualitativa, uma vez que para além do conhecimento das ações dos sujeitos, temos interesse em compreender os significados que atribuem a essas ações. A população em estudo envolve os alunos de quatro turmas do 10º Ano dos cursos Científico-Humanísticos e uma turma do 1º Ano dos Cursos Profissionais, totalizando 132 estudantes. Trabalhámos com uma amostra representativa da população, constituída por 77 estudantes. Como técnicas de recolha de dados recorremos à observação não participante e ao inquérito por questionário. Para tratamento e análise dos dados realizámos uma análise de conteúdo e uma análise estatística de cariz descritivo. Relativamente ao entendimento dos estudantes sobre o que significa sucesso escolar é que este é sinónimo de boas notas. Quanto ao significado que atribuem ao conceito de autonomia, afirmam que possuem autonomia, mas não são capazes de identificar mecanismos ou procedimentos que a promovam em contexto escolar. Sobre o que é mais importante para o desenvolvimento pessoal dos estudantes, a maioria deles entendem que as dimensões intelectual, social e emocional, devem ser desenvolvidas de forma concomitante e integrada e não apenas de forma isolada.
When thinking about Curricular Theory, it is important to understand what education curriculum means, as well as its relevance for the education process and for the school. Over the past many decades, education curricula and schools have undergone a series of changes, a process imperative to providing adequate education in the XXI Century. These imply changes in order to form individuals who are able to make decisions and to create strategies for dealing with the challenges of a complex reality. In this sense, the school should be committed to developing conditions that allow students to fulfill their potential and learn to manage their learning process autonomously, responsibly and effectively. The purpose of this study is to investigate how students of the Boa Esperança School, who have participated in the Mais Autonomia Project, understand the concepts of personal and social development, autonomy, and educational success. For this purpose, an exploratory study both descriptive and qualitative in nature was carried out, as beyond the knowledge of the subjects' actions, there is an interest in understanding the meanings they attribute to these actions. The study population involves the students from four classes of the 10th Year of Scientific-Humanistic courses and one class from the 1st Year of Professional courses, totaling 132 students. The study sample is comprised of 77 students and data was collected using non-participant observation and survey methods. Data treatment and analysis were conducted using content analysis and descriptive statistical analysis. Regarding the understanding of educational success, students directly associated it with good grades. In regards to the autonomy concept, they affirm to having autonomy but are not able to identify mechanisms or procedures that promote it in an educational context. About the most relevant aspects concerning the students' personal development, most of them understand that the intellectual, social, and emotional dimensions must be developed not separately, but concomitantly and integrated.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57795
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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