Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/57791
Título: | As explicações: seu impacto sobre o (in) sucesso escolar e o alargamento da classe média |
Outro(s) título(s): | Private tutoring: its impact on school (un)success and on the expansion of the middle class |
Autor(es): | Chionga, Nunes Correia Bali |
Orientador(es): | Torres, Leonor Lima |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | O presente trabalho de dissertação resulta da necessidade de satisfazer uma dúvida académica
sobre o impacto do papel da escola de massas na mobilidade social ascendente, por parte da
classe social baixa e no alargamento da classe social média, como condição para a erradicação
das desigualdades sociais.
Enquanto estudo exploratório, inspirou-se no estudo realizado por pesquisadores da Universidade
de Aveiro, sobre as explicações, que não sendo uma réplica fiel daquele, apoia-se numa larga
consulta à bibliografia existente sobre este fenómeno a nível do globo.
Relativamente a metodologia, optou-se pelo método de medida, com recurso à inquéritos por
questionário como instrumentos de coleta de dados. O centro do estudo são as explicações.
Buscou-se entender como é que essas impactam sobre o (in)sucesso escolar e sobre o alargamento
da classe média. Ao longo do estudo procurou-se, igualmente, compreender a sua dimensão
e o posicionamento das autoridades educativas em relação a manutenção desse fenómeno
socio-educativo.
Os resultados demostram que as explicações são um fenómeno largamente presente à escala
global e vive do sistema educativo formal, como se de uma sombra se tratasse; as explicações
enquanto estratégia compensatória e ou de preenchimento de lacunas das atividades escolares,
aumenta as desigualdades em termos de sucesso na escola formal; com este estudo ficou, também,
demostrado que são os professores e os pais que mais incentivam os alunos a frequentarem
as explicações, um recurso ao qual os alunos vindos de famílias de baixa renda económica
não têm acesso. The present dissertation derives from the need of satisfying an academic concern related to the impact of the role of mass schooling in ascending social mobility by the low social class, and on the expansion of the social middle class as a condition to eradicate social inequalities. As an exploratory study, it was inspired by a similar study carried out by researchers from University of Aveiro on private tutoring. Not being a copy of the referenced study, it is supported by the existing bibliography on these phenomena around the globe. Regarding the research methodology we have adopted the measurement method using inquiries by questionnaires as data collection instruments. The core of the study is private tutoring. The aim is to understand how private tutoring impacts school (un)success and it’s on the expansion of the social middle class. Through the study we intended to understand the dimension of private tutoring and understand the attitude of the educative system authorities toward the existence of the referred socio-educative phenomena. The result of the study demonstrates that private tutoring is a phenomenon largely present at global scale and its survival depends on its shadowing of the formal education system; that private tutoring as a strategy to compensate or to fill in the gaps of the normal school activities, increases inequalities in terms of formal school success; with the present study it was also demonstrated that it is the teachers and parents who motivate students to attend private tutoring, a resource to which students from low economic income families have no access to. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Sociologia da Educação e Políticas Educativas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57791 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Nunes Correia Bali Chionga.pdf | 8,93 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |