Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/57787

TitleAs Tecnologias de Informação e Comunicação face ao desencanto docente: um estudo de caso
Other titlesInformation and Communication Technologies towards teacher disenchantment: a case study
Author(s)Amorim, Filomena de Fátima Caldas Meleiro
Advisor(s)Lencastre, José Alberto
KeywordsTIC
Desencanto docente
Carreira docente
Educação de infância
ICT
Theacher disenchantment
Teaching career
Childhood education
Issue date2018
Abstract(s)A Escola do século XXI tem como principal função preparar alunos para o futuro. Este está intimamente ligado às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), às novas formas de comunicar, interagir, aceder à informação e ao conhecimento. Nesta conjuntura, promotora de competências para aprender de forma autónoma e numa perspetiva construtivista, temos docentes pertencentes a uma geração sem TIC, que para além de terem de se adaptar à Era Digital, têm de lidar com constrangimentos, stress e inúmeras pressões sociais, vindas de vários quadrantes da sociedade. A dissertação que apresentamos tem como objetivo aportar alguns contributos para a compreensão do fenómeno da utilização das tecnologias em contextos de educação de infância por parte de um grupo de docentes que se encontra na quarta fase da carreira. Guiados por uma abordagem exploratória de natureza descritiva, revisitámos aspetos como idade, anos de serviço, formação inicial e continua, identidade docente e usos das TIC em termos individuais e profissionais. Para a recolha de dados, servimo-nos de inquéritos por entrevista do tipo Focus Group e por questionário, que nos facultaram informações imprescindíveis, que examinámos fazendo o cruzamento com a análise documental e a bibliografia de autores de referência nas matérias em pesquisa. O estudo possibilitou a identificação de fenómenos referidos na literatura como: crise de identidade docente, limitações físicas e psicológicas, desencantos, ausência de formação contínua em TIC, constrangimentos relacionais com pais e superiores hierárquicos, desfasamento entre os normativos legais e a prática docente. Por outro lado, permitiu construir um paralelo entre estes fenómenos e a aplicação das tecnologias em educação de infância, analisando dificuldades, receios, limitações, mas também interesses e motivações. Por último, mas não menos importante, destacámos a relação estabelecida entre as dimensões em estudo - TIC e quarta fase da carreira docente -, salientando a importância atribuída pelas educadoras às tecnologias, em termos pessoais e profissionais, o interesse demonstrado pela formação de proximidade e partilha de experiências neste domínio, atribuindo-lhes um caráter de mais-valia, um meio de ajudar a colmatar algum do desencanto neste grupo, com uma carreira longa.
The 21st Century School's main function is to prepare students for the future. A future that is closely linked to new ways of communicating, interacting, accessing information and knowledge. At this juncture, promoter of competences to learn independently and in a constructivist perspective, we have teachers belonging to a generation without ICT, who, in addition to being required to adapt to the Digital Age, have to deal with constraints, stress and countless social pressures from various quarters of society. The dissertation that follows, is intended to contribute to the understanding of technologie usage in childhood education contexts by a group of teachers who are in the fourth phase of the teaching career. Guided by an exploratory approach of a descriptive nature, we revisit aspects such as age, years of service, initial and continuing training, teacher identity and use of ICT in individual and professional terms. To collect data, we used two surveys of the Focus Group type and questionnaire per interview, which provided essential information that we examined by crossing the documentary analysis with the bibliography of reference authors in the researched subjects. The study allowed the identification of phenomena referred in the literature as teacher identity crisis, physical and psychological limitations, disenchantment, absence of ICT training, relational constraints with parents and hierarchical superiors, mismatch between legal norms and teaching practice. On the other hand, it was possible to construct a parallel between these phenomena and the application of technologies in childhood education, analyzing difficulties, fears, limitations, but also interests and motivations. Last but not least, we highlight the relationship established between the study dimensions - ICT and the fourth phase of the teaching career -, accentuating the importance given by teachers to the use of technologies, in personal and professional terms, the interest demonstrated by the formation of proximity and sharing of experiences in this field, attributing them a character of surplus value, a means to help fill some of the disenchantment in this group, with a long career.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57787
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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