Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/57762
Título: | Aspetos técnicos de flexibilidade na trompa: uma proposta para a melhoria da performance musical dos alunos do ensino básico |
Autor(es): | Silva, Nelson Miguel Oliveira da |
Orientador(es): | Aroso, Nuno |
Palavras-chave: | Flexibilidade Performance musical Trompa Técnica instrumental Ensino Flexibility Musical performance Horn Instrumental technique Teaching |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | Este Relatório de Estágio aborda o Estágio Profissional realizado no Conservatório de Música de
Barcelos no ano letivo 2017/2018, nos Grupos de Recrutamento M20 (Trompa) e M32 (Classes de
Conjunto). Este estágio inseriu-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do
Minho.
A intervenção realizada teve como principal objetivo a melhoria da performance musical dos
alunos de trompa através do aperfeiçoamento da sua técnica de flexibilidade, contribuindo com sugestões
pedagógicas e despoletando o espírito crítico dos alunos. Numa primeira fase, foi feita a observação das
aulas lecionadas pelos professores cooperantes em que se identificaram as principais dificuldades dos
alunos, relacionadas com a insuficiência de um trabalho técnico adequado. Foi realizada uma pesquisa
bibliográfica, refletida no primeiro capítulo deste relatório, que serviu para um enquadramento teórico
relativo ao tema da flexibilidade. Numa segunda fase, após a caracterização do contexto de estágio,
foram elaboradas as planificações das aulas da Prática de Ensino Supervisionada, recorrendo a um
conjunto de técnicas com vista a desenvolver as capacidades físicas dos alunos, nomeadamente ao nível
da flexibilidade. Por último, foram lecionadas as aulas previstas, submetidas a uma posterior análise
para averiguação dos resultados obtidos.
Os instrumentos de recolha de dados utilizados consistiram em relatórios e grelhas de
observação de aulas, um questionário realizado aos alunos, várias pesquisas bibliográficas e conversas
informais com os professores cooperantes.
Os resultados observados foram satisfatórios, verificando-se um aumento da flexibilidade dos
alunos, que se traduziu numa melhoria da sua performance musical. O impacto da aplicação desta
metodologia resultou no desenvolvimento técnico, musical e pessoal dos alunos, elevando o seu gosto e
fascínio pelo instrumento. Não se pode concluir que todos os alunos alcançaram um nível de excelência,
mas sim que todos eles melhoraram a sua qualidade de performance e aumentaram a sua motivação. This report covers the Professional Internship held at the Conservatório de Música de Barcelos in the academic year of 2017/2018, in the Recruitment Groups M20 (Horn) e M32 (Instrumental Ensemble). This internship was part of the Master's Degree in Music Teaching at the University of Minho. The main objective of the intervention was to improve the musical performance of the students through the improvement of their flexibility technique, contributing with pedagogical suggestions and triggering the critical spirit of the students. In a first phase, an observation of the classes taught by the cooperating teachers was made in which the main difficulties of the students were identified, related to the insufficiency of an adequate technical work. A bibliographical research was carried out, reflected in the first chapter of this report, which served as a theoretical framework on the topic of flexibility. In a second phase, after the stage context was characterized, the planning of Supervised Teaching Practice classes was elaborated using a set of techniques to develop students' physical abilities, namely in terms of flexibility. Finally, the lectures were given, subject to a subsequent analysis to verify the results obtained. The data collection instruments used consisted of reports and classroom observation grids, a questionnaire to students, several bibliographical researches and informal conversations with the cooperating teachers. The results observed were satisfactory and there was an increase in the students' flexibility, which resulted in an improvement in their musical performance. The impact of the application of this methodology resulted in the technical, musical and personal development of the students, raising their taste and fascination for the instrument. It can not be concluded that all students achieved a level of excellence but rather that they all improved their performance quality and increased their motivation. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57762 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Nelson Silva.pdf | 3,15 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |