Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57450

TítuloAprender a pensar sobre o tempo em História: atividades desenvolvidas com turmas de 1º e 2º CEB
Autor(es)Costa, Anabela
Solé, Glória
Palavras-chaveEducação histórica
Compreensão temporal
Tempo cronológico
Tempo histórico
Mudança
DataDez-2017
EditoraInstituto Politécnico de Viana do Castelo. Escola Superior de Educação
CitaçãoCosta, A., & Solé, G. (2017). Aprender a pensar sobre o tempo em História: atividades desenvolvidas com turmas de 1º e 2º CEB. In L. Fonseca & I. Vale (Eds.), Atas do 5.º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos – 2017 (pp. 29-44). Viana do Castelo: EdProf e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Resumo(s)Aprender sobre o tempo constitui uma componente essencial na aprendizagem da História, mas é também um modo de localizarmos a nossa própria vivência, conhecendo o passado sem descurar o presente, e desenvolvermos competências para perspetivar e agir no futuro. O presente estudo resultou de um projeto concretizado no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico e assume especial relevância no atual contexto, marcado pela influência da tecnologia no modo de vida das sociedades, e em particular, no modo como se acede à informação, sem, por vezes, se construir conhecimento. Conscientes de que aprender sobre o tempo não se cinge à mera aprendizagem de datas, factos ou acontecimentos, foram implementadas atividades cognitivamente desafiadoras, através das quais se procurou compreender o modo como as crianças desenvolvem conceitos de tempo e em que medida a utilização de estratégias e atividades diversificadas favorece a compreensão temporal. As atividades propostas foram inspiradas no modelo de aula-oficina, de cariz socioconstrutivista, e desenhadas com o intuito de permitir aos alunos construir, relacionar e refletir sobre o seu conhecimento, dando-se primazia ao papel dos mesmos como investigadores/historiadores. Os resultados obtidos apontam para um progresso das ideias dos alunos acerca da temporalidade, nomeadamente ao nível da cronologia e mudança. Concluiu-se que a prática de atividades explícitas em torno do conceito de tempo contribui para o desenvolvimento da compreensão temporal.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57450
ISBN978-989-8756-13-8
Versão da editorahttp://www.ipvc.pt/sites/default/files/2017_ATAS_CRIA.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Aprender a pensar sobre o tempo em História.pdf1,14 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID