Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57429

TítuloLições aprendidas através do despiste de abuso a pessoas idosas num serviço de urgência
Autor(es)Borralho, Odete
Lima, Margarida
Ferreira-Alves, J.
Palavras-chaveAdultos idosos
Abuso e negligência
Despiste
Serviço de urgência
DataDez-2011
EditoraEditora LIVPSIC - Livraria Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da U. Porto
CitaçãoBorralho, O., Pedroso de Lima, M. & Ferreira-Alves, J. (2011). Lições aprendidas através do despiste de abuso a pessoas idosas num serviço de urgência,. In S. A. Galinha (Ed), Pedagogia e Psicologia Positiva: Interações em Educação e Saúde, pp. 123-142. Porto: Livpsic -Edições de Psicologia
Resumo(s)Os serviços de urgência podem ser um dos contextos decisivos para o despiste e encaminhamento de casos de maus tratos a pessoas idosas. Queremos explorar a capacidade de detecção de casos de abuso e negligência que algumas medidas de despiste apresentam quando aplicadas por profissionais de saúde em serviços de urgência. Utilizou-se o questionário de eliciação de abuso de Carney, Kahan e Paris (2003), adaptado por Ferreira-Alves e Sousa (2005). Os resultados mostraram indicadores preocupantes e mostraram implicitamente as vantagens de em serviços de urgência se aplicarem medidas de despiste do abuso. Caberá agora continuar a estudar se se deverá usar por rotina o despiste de abuso a pessoas idosas em serviços de urgência, dada a dimensão do abuso aqui detectado. No que diz respeito à tipologia das situações de abuso, verificou-se uma maioria de indicadores de negligência (81.5%) e abuso emocional (75.4%). Relativamente ao abuso financeiro, verificou-se que 35.4% das pessoas idosas inquiridas referiu este tipo de indicadores, cabendo ao abuso físico a menor percentagem (7.7%).
TipoCapítulo de livro
DescriçãoArtigo realizado com dados de uma tese de mestrado da primeira autora em psicologia do desenvolvimento pela Universidade de Coimbra.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57429
ISBN9789898148827
Versão da editorahttps://www.wook.pt/livro/pedagogia-e-psicologia-positiva-sonia-alexandre-galinha/12235548
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Borralho_Lima_&_Ferreira-Alves.pdf1,42 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID