Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/57314
Título: | "Eu quero ir para a área das histórias!": reorganização e dinamização da área das histórias no jardim de infância |
Outro(s) título(s): | “I wanna go to the stories area!”: reorganization and promotion of the stories area on the kindergarten |
Autor(es): | Guimarães, Marina da Conceição da Silva |
Orientador(es): | Antunes, Carla Pires |
Palavras-chave: | Área das histórias Mediação leitora Participação ativa Stories area Reading mediation Active participation |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | Este relatório apresenta o projeto de intervenção pedagógica desenvolvido ao longo do
estágio em contexto de jardim de infância, no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino
Supervisionada. A partir de diversas observações em contexto, recolhi informações numa sala
com crianças de quatro anos no contexto de jardim de infância, tendo identificado uma
problemática associada à falta de interesse do grupo pela área das histórias. A identificação da
problemática exigiu a definição de objetivos e estratégias que lhe dessem resposta,
desenvolvendo-se, deste modo, o projeto de intervenção pedagógica.
A forma como o espaço e os materiais pedagógicos são organizados influenciam o modo
como as crianças se apropriam dos mesmos. Por esta razão, procurei, ao longo da minha
intervenção, uma reorganização e dinamização da área das histórias, tornando o espaço mais
funcional e promotor de momentos lúdicos de aprendizagem. Assim, considerando que as
práticas de mediação leitora e o contacto com os livros são decisivos para o desenvolvimento
das crianças, procurei proporcionar situações estimulantes, desafiadoras e prazerosas que
ampliassem os conhecimentos de cada criança e promovessem novos saberes.
A reorganização e dinamização da área das histórias teve sempre por base a intenção de
estimular nas crianças o gosto pela área das histórias tendo em conta os seus próprios
interesses. Deste modo, a participação ativa do grupo foi sempre uma estratégia-chave, pelo que
tudo o que era realizado e construído espelhava as suas vozes.
Através do projeto de intervenção pedagógica a frequência da área das histórias aumentou
significativamente, tendo a exploração do espaço e dos materiais constituído, de forma
contextualizada, oportunidades para novas aprendizagens. Este projeto proporcionou-me,
igualmente, a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de práticas importantes
enquanto profissional no âmbito da educação de infância. This report presents the project of pedagogic intervention developed across the internship in context of kindergarten, for the subject of Supervised Teaching Practice. From various observations in context, I gathered informations in a room with four years old children in the context of kindergarten, identifying a problem associated to the group lack of interest for the stories area. The identification of the problem required the definition of goals and strategies that answered that, developing, this way, the project of pedagogic intervention. The way the pedagogic space and materials are organized influence the way children ownership of them. Thence, I searched, across my intervention, a reorganization and promotion of the stories area, making the space more functional and promotor of ludic moments of learning. Thereby, considering that the reading mediation practices and the contact with books are decisive to the development of the children, I tried to provide stimulating, challenging and pleasuring situations that would amplify the knowledge of each child and promote new knowledge. The reorganization and promotion of the stories area always had by basis the goal to cativate in children the taste for the stories area based on their interests. This way, the active participation of the group was always a key-strategy, so that everything that was done and constructed mirrored their voices. By the project of pedagogic intervention the frequence of the stories area increased significantly, having the exploration of the space and materials constituted, in contextualized way, opportunities to new learning. This project has given me, equally, the acquisition of knowledge and the development of important practices as a professional in the field of early childhood Education. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57314 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marina da Conceição da Silva Guimarães.pdf Acesso restrito! | 5,41 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |