Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57293

TítuloComo crescer a resolver?: a intervenção do educador - professor na mediação de conflitos
Outro(s) título(s)How to grow up resolving?: the role of the educator - teacher in conflict mediation
Autor(es)Machado, Joana Teixeira
Orientador(es)Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
Palavras-chaveMediação
Conflitos
Valores
Educação
Professor
Educador
Investigação - ação
Mediation
Conflicts
Values
Education
Teacher
Educator
Action research
Data2017
Resumo(s)O presente projeto de investigação designado Como crescer a resolver? A intervenção do educador/professor na mediação de conflitos está inserido no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade do Minho. A intervenção pedagógica, que deu origem ao projeto de investigação acima mencionado, decorreu em dois contextos distintos, nomeadamente, numa sala de 5 anos e numa turma do 3.º ano de escolaridade, ambas situadas no concelho de Braga. O processo de observação-participante com as crianças/os alunos permitiu compreender as necessidades que estes tinham em reunir um leque abrangente de estratégias que pudessem utilizar para resolver os seus conflitos, nomeadamente através da mediação de conflitos. O projeto de investigação procurou responder aos seguintes objetivos: (i) compreender em que medida a mediação é uma estratégia adequada para a resolução de conflitos na infância; (ii) analisar em que medida é que os conflitos diminuem após a consciencialização para os valores; (iii) compreender o papel do educador/professor na mediação de conflitos. Para este estudo de casos foram utilizados diversos instrumentos de recolha, sendo eles a observação-participante, as notas de campo, os diários reflexivos, bem como a reflexão focalizada numa determinada situação preponderante para a investigação e, por último, os registos fotográficos. Esta investigação seguiu algumas características da metodologia de Investigação-ação, no que concerne ao papel mediador do educador/professor, assim como à ação intencional fundamentada na revisão literária acerca da problemática em estudo. Através dos objetivos deste projeto procurou-se que, através de diversos tipos de atividades, as crianças/os alunos se desenvolvessem ao nível das competências sociais, sendo uma das estratégias utilizadas a clarificação e consciencialização de alguns valores sociais. Com esta estratégia de investigação pretendeu-se compreender se a mediação foi uma estratégia vantajosa para a resolução de conflitos, sendo que foi possível comprová-lo através da mudança de comportamentos das crianças/alunos na resolução dos seus próprios conflitos. Para além disto, este estudo de caso pretendia compreender o papel do educador/professor mediador na mediação de conflitos, sendo que este foi fundamental para a resolução dos conflitos. Após a compreensão do processo de mediação, as próprias crianças/os alunos, desempenhavam, o papel do educador/professor mediador, adotando a postura do mediador.
The current research project, entitled How to grow up resolving? The role of the Educator/Teacher in conflict mediation, is inserted in the scope of the curricular program of the internship of the Masters in Pre-School and Primary Education of Minho University. The pedagogical intervention which gave birth to the research project previously mentioned, occurred in two different contexts, namely in a room with 5-year-olds and in a third grade class, both in the Braga municipality. The participant observation process with the children/students allowed for the comprehension of their needs in gathering a broad array of strategies which could be employed in the resolution of their conflicts, for example the conflict mediation. This research project has the following objectives: (i) understanding in what measure mediation is an adequate strategy to conflict resolution in childhood; (ii) analyze in what measure the conflicts diminish after being aware of values; (iii) understanding the role of the educator/teacher in conflict mediation. For this cases study were used several gathering instruments, namely participant observation, field notes, reflexive diaries, as well as reflection focusing on a particular prevailing situation for research and photographic records. This study followed some characteristics of the action research methodology regarding the mediating role of the educator/teacher, as well as the intentional action based on the literary revision of the problematic under study. Through the objectives of this project it was intended that, through several different types of activities, the children/students developed their social skills, being one of the used strategies the clarification and awareness of some social values. With this research strategy, it was tried to understand if the mediation was an advantageous strategy for conflict resolution, and it was possible to prove it by the behavioral change demonstrated by the children/students in the resolution of their own conflicts. In addition, this case study aimed to understand the role of the mediating educator/teacher in conflict mediation, which was fundamental for the resolution of conflicts. After understanding the mediation process, the children/students played the mediating role of the educator/teacher, adopting the mediator’s posture.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57293
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Joana Teixeira Machado.pdf
Acesso restrito!
3,18 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID