Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/57257
Título: | Uma sala de aula, diferentes janelas para aprender: algumas aplicações da teoria das Inteligências Múltiplas no ensino de inglês do 1º Ciclo |
Outro(s) título(s): | A classroom, different windows to learn: some applications of the theory of multiple intelligences in teaching english in Primary School |
Autor(es): | Estêvão, Sílvia Paula Henriques |
Orientador(es): | Moreira, Maria Alfredo |
Palavras-chave: | Práticas pedagógicas Inteligências múltiplas Ensino da língua inglesa Teaching practices Multiple intelligences English language teaching |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | O presente relatório apresenta uma reflexão sobre as minhas experiências e
práticas pedagógicas enquanto docente licenciada em Línguas e Literaturas Modernas
na Variante de Estudos Portugueses e Ingleses - Ramo de Formação Educacional,
profissionalizada nos grupos 120, 300 e 330. Trata-se de um relatório reflexivo da
minha prática profissional, com vista à obtenção do grau de Mestre elaborado no âmbito
do Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo, na Universidade do Minho.
Neste trabalho pretendo refletir sobre a teoria das Inteligências Múltiplas (IM)
de Howard Gardner; mostrar de que modo a minha prática pedagógica se desenvolveu
fazendo uso da teoria das IM nas minhas aulas de língua inglesa; descrever e analisar
uma sequência didática planeada à luz desta teoria e, por último, avaliar o
desempenho/evolução dos alunos nas atividades apresentadas.
Os resultados obtidos na intervenção pedagógica desenvolvida mostram o valor
educativo da teoria das IM para o processo de ensino e aprendizagem, uma vez que
permite aproveitar as diferenças e potencialidades individuais de cada aluno,
possibilitando um desenvolvimento mais significativo do seu desempenho e
aproveitamento.
Na intervenção pedagógica foram utilizados diferentes instrumentos de
autorregulação da aprendizagem no sentido de avaliar as atividades desenvolvidas e
permitir que os alunos refletissem acerca das suas próprias capacidades e dificuldades.
Os resultados mostram a inclusão dos alunos na aprendizagem e a promoção de
momentos de reflexão e de avaliação em sala de aula, bem como um maior
envolvimento, o que favorece a sua crescente autonomia, uma aprendizagem mais
significativa e o desenvolvimento de competências comunicativas. This report presents a reflection on my experiences and teaching practices as a teacher of the recruitment groups (120, 300 and 330), with a degree in “Línguas e Literaturas Modernas Variante de Estudos Portugueses e Ingleses – Ramo de Formação Educacional” in “Universidade do Algarve - Faculdade de Ciências Humanas”. It is a reflective report of my professional practice in order to obtain the Master degree in Teaching English For Primary School at the University of Minho. In this report I also intend to reflect on the Howard Gardner’s theory of Multiple Intelligences (MI); to show how my teaching practice developed by making use of the MI theory in my English classes; to describe and analyze a didactic sequence planned in the light of this theory and, finally, to evaluate the performance and involvement of the students in the activities presented. The results of this pedagogical intervention show the educational value that the MI theory brings to the process of teaching and learning, as it allows using the individual differences of each student, providing a significant development of their performance and academic results. Different instruments of self-regulation of learning were used in the pedagogical intervention to assess the activities developed which permitted students to reflect on their own skills and difficulties. The results show the inclusion of students in their learning process and the promotion of moments of reflection and evaluation in the classroom, as well as a greater involvement, which favors their increasing autonomy, a more meaningful learning and the development of communicative skills. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de atividade profissional de mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57257 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sílvia Paula Henriques Estêvão.pdf Acesso restrito! | 5,8 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |