Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57256

TítuloComunicação e interação: as atividades comunicativas no ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
Outro(s) título(s)Communication and interaction: communicative activities in English language teaching in Primary School
Autor(es)Cabral, Sandra Marina Lopes Teixeira Martins
Orientador(es)Moreira, Maria Alfredo
Palavras-chave1º CEB
Abordagem comunicativa
Interação oral
Inglês
Atividades comunicativas
Primary school
Communicative approach
Oral interaction
English
Communicative activities
Data2017
Resumo(s)O presente Relatório de Atividade Profissional, elaborado para obtenção do grau de Mestre na área de Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB), centra-se na premissa de que é necessário promover, desde o 1º CEB, o desenvolvimento da competência comunicativa em Inglês. Sendo evidente a importância da Língua Inglesa a diversos níveis da vida quotidiana, torna-se imperativo que os cidadãos, desde cedo, desenvolvam a sua capacidade de interação oral em contextos comunicativos nesta língua que, tantas vezes, serve de elemento de ligação. Deste modo, traçam-se como objetivos estratégicos para este relatório avaliar o impacto do uso de uma abordagem comunicativa no desenvolvimento da oralidade em Inglês no 1º CEB, especificamente, o impacto do uso de atividades comunicativas no desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos numa unidade temática, perceber a aceitação deste tipo de atividades por parte dos alunos do 1º CEB e refletir sobre a minha prática letiva à luz dos princípios fundamentais do ensino de línguas estrangeiras a crianças. Assim, após um primeiro capítulo em que apresento o meu percurso formativo e profissional, segue-se um segundo capítulo dedicado a expor os fundamentos teóricos que sustentam a abordagem comunicativa. Numa perspetiva reflexiva sobre a minha prática letiva, pretende-se analisar e descrever exemplos de atividades comunicativas, explorando alguns aspetos de implementação, alertando para a mudança nos papéis assumidos pelo professor e aluno que, consequentemente, terão impacto no desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos. Este relatório inclui ainda o exemplo de uma sequência didática implementada com alunos de uma turma do 3º ano em que figuram atividades comunicativas de simulação e Information gap trabalhadas em pares e grupos. Os resultados recolhidos através de observação direta e respostas dos alunos a questionários sugerem que o uso de atividades comunicativas na sala de aula potencia a melhoria no desempenho oral dos alunos bem como nas competências interpessoais, inerentes à comunicação dentro e fora da sala de aula.
This Professional Activity Report, inserted in a Master degree in Teaching English for Primary School, is based on the assumption that it is vital to develop communicative competence in English from as soon as Primary school. As the importance of the English Language in many aspects of everyday life is surely evident, it is imperative that, from an early age, citizens develop their ability of oral interaction in communicative contexts in this language that frequently serves as a common ground. Thus, the strategic objectives for this report are to assess the impact of the use of communicative approach in the development of speaking in English in Primary school, through measuring the impact of communicative activities aimed at fostering students’ communicative competence in a specific unit plan, to understand the acceptance of this kind of activities among primary students and to reflect about my practice in the light of the fundamental principles of English language teaching to children. So, after an introductory chapter where my academic and professional paths are presented, there is a second dedicated to the theoretical foundations that support the communicative approach. In a reflexive perspective about my teaching practice, the intention is to analyse and describe examples of communicative activities, exploring some implementation aspects and calling attention to the change in the roles assumed by the teacher and the student, which will then have an impact on the students’ communicative competence development. In this report there is also a didactic sequence implemented with a class in the 3rd grade where communicative activities, such as Simulation and Information Gap, take place in pair or group work. The assessment of results gathered by direct observation and questionnaires answered by students suggest that the use of communicative activities in the classroom fosters the students’ speaking performance as well as their interpersonal skills, inherent to communication inside and outside the classroom.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de atividade profissional de mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57256
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sandra Marina Lopes Teixeira Martins Cabral.pdf
Acesso restrito!
28,11 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID