Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/57256
Título: | Comunicação e interação: as atividades comunicativas no ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico |
Outro(s) título(s): | Communication and interaction: communicative activities in English language teaching in Primary School |
Autor(es): | Cabral, Sandra Marina Lopes Teixeira Martins |
Orientador(es): | Moreira, Maria Alfredo |
Palavras-chave: | 1º CEB Abordagem comunicativa Interação oral Inglês Atividades comunicativas Primary school Communicative approach Oral interaction English Communicative activities |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | O presente Relatório de Atividade Profissional, elaborado para obtenção do grau de Mestre na
área de Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB), centra-se na premissa de que é
necessário promover, desde o 1º CEB, o desenvolvimento da competência comunicativa em Inglês.
Sendo evidente a importância da Língua Inglesa a diversos níveis da vida quotidiana, torna-se
imperativo que os cidadãos, desde cedo, desenvolvam a sua capacidade de interação oral em
contextos comunicativos nesta língua que, tantas vezes, serve de elemento de ligação.
Deste modo, traçam-se como objetivos estratégicos para este relatório avaliar o impacto do uso
de uma abordagem comunicativa no desenvolvimento da oralidade em Inglês no 1º CEB,
especificamente, o impacto do uso de atividades comunicativas no desenvolvimento da competência
comunicativa dos alunos numa unidade temática, perceber a aceitação deste tipo de atividades por
parte dos alunos do 1º CEB e refletir sobre a minha prática letiva à luz dos princípios fundamentais do
ensino de línguas estrangeiras a crianças.
Assim, após um primeiro capítulo em que apresento o meu percurso formativo e profissional,
segue-se um segundo capítulo dedicado a expor os fundamentos teóricos que sustentam a abordagem
comunicativa. Numa perspetiva reflexiva sobre a minha prática letiva, pretende-se analisar e descrever
exemplos de atividades comunicativas, explorando alguns aspetos de implementação, alertando para a
mudança nos papéis assumidos pelo professor e aluno que, consequentemente, terão impacto no
desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos.
Este relatório inclui ainda o exemplo de uma sequência didática implementada com alunos de
uma turma do 3º ano em que figuram atividades comunicativas de simulação e Information gap
trabalhadas em pares e grupos. Os resultados recolhidos através de observação direta e respostas dos
alunos a questionários sugerem que o uso de atividades comunicativas na sala de aula potencia a
melhoria no desempenho oral dos alunos bem como nas competências interpessoais, inerentes à
comunicação dentro e fora da sala de aula. This Professional Activity Report, inserted in a Master degree in Teaching English for Primary School, is based on the assumption that it is vital to develop communicative competence in English from as soon as Primary school. As the importance of the English Language in many aspects of everyday life is surely evident, it is imperative that, from an early age, citizens develop their ability of oral interaction in communicative contexts in this language that frequently serves as a common ground. Thus, the strategic objectives for this report are to assess the impact of the use of communicative approach in the development of speaking in English in Primary school, through measuring the impact of communicative activities aimed at fostering students’ communicative competence in a specific unit plan, to understand the acceptance of this kind of activities among primary students and to reflect about my practice in the light of the fundamental principles of English language teaching to children. So, after an introductory chapter where my academic and professional paths are presented, there is a second dedicated to the theoretical foundations that support the communicative approach. In a reflexive perspective about my teaching practice, the intention is to analyse and describe examples of communicative activities, exploring some implementation aspects and calling attention to the change in the roles assumed by the teacher and the student, which will then have an impact on the students’ communicative competence development. In this report there is also a didactic sequence implemented with a class in the 3rd grade where communicative activities, such as Simulation and Information Gap, take place in pair or group work. The assessment of results gathered by direct observation and questionnaires answered by students suggest that the use of communicative activities in the classroom fosters the students’ speaking performance as well as their interpersonal skills, inherent to communication inside and outside the classroom. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de atividade profissional de mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57256 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sandra Marina Lopes Teixeira Martins Cabral.pdf Acesso restrito! | 28,11 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |