Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/57201
Título: | O desenvolvimento de hábitos positivos no processo de ensino-aprendizagem do violino: exercícios de relaxamento |
Outro(s) título(s): | The development of positive habits in the teaching-learning process of the violin: relaxation exercises |
Autor(es): | Ferreira, Vera Lúcia Carvalho Lima |
Orientador(es): | Abeijón, Ricardo Iván Barceló |
Palavras-chave: | Postura Relaxamento Hábitos positivos Ensino-aprendizagem Posture Relaxation Positive habits Teaching-learning |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | O presente Relatório de Estágio, desenvolvido ao longo do ano letivo 2015/2016, no
Conservatório de Música de V.N. de Famalicão – ArtEduca, teve como principal objetivo explanar
a importância da realização de exercícios de relaxamento a fim de melhorar a aprendizagem do
violino. Em concreto, este projeto tem o intuito de induzir nos alunos a consciência da importância
do corpo e do seu correto uso na otimização da prática do instrumento. O objetivo da investigação
era perceber se incentivar um melhor conhecimento da higiene postural e, o uso adequado da
respiração, aliados a uma seleção de exercícios de relaxamento, podiam tornar-se hábitos positivos
no estudo do violino, e, finalmente, verificar se essas práticas são benéficas efetivamente para o
processo de ensino-aprendizagem.
A intervenção pedagógica, assente na metodologia de investigação/ação com carácter
exploratório, foi avaliada a partir da observação participativa e não participativa, de questionários
realizados aos alunos intervenientes e professores da classe, e através de gravações vídeo em dois
momentos concretos, para identificar que hábitos estão presentes no estudo individual dos alunos.
Com base em literatura existente foram implementadas práticas e estratégias para o
reconhecimento de posturas erradas na prática do instrumento e para realizar exercícios que
promovam o relaxamento na prática do instrumento, visando melhorar a eficácia do ensinoaprendizagem
do violino, procurando dados que possam orientar no futuro sobre este aspeto do
ensino deste instrumento. Os exercícios realizados foram retirados de: Playing (less) Hurt: An
Injury Prevention Guide to Musicians (2009) de Horvath, Life Class (1986) de Menuhin, e da minha
experiência como aluna de ioga. The present Internship Report, developed during the academic year 2015/2016, in the Conservatory of Music of V.N. de Famalicão - ArtEduca, had as main objective to explain the importance of relaxation exercises in order to improve the learning of the violin. Specifically, this project intends to induce in students the awareness of the importance of the body and its correct use in the optimization of the instrument practice. The aim of the research was to understand whether to encourage a better knowledge of postural hygiene and the proper use of breathing, along with a selections of relaxation exercises, could become positive habits in the study of the violin, and finally, to verify if these practices are actually beneficial to the teaching-learning process. The Pedagogical intervention, based on exploratory research/action methodology, was evaluated with participant and non-participant observation, questionnaires to the intervening students and class teachers and through video recordings in two concrete moments to identify which habits are present in the student's individual study. Based on existing literature, practices and strategies were implemented to recognize wrong postures in the practice of the instrument and to perform exercises that promote relaxation in the practice of the instrument, aiming to improve the teaching-learning efficacy of the violin, looking for data that can guide in future about this aspect of teaching this instrument. The exercises were taken from Playing (less) Hurt: An Injury Prevention Guide to Musicians. (2009) from Horvath, Life Class (1986), from Menuhin, and from my experience as a yoga student. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57201 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vera Lúcia Carvalho Lima Ferreira.pdf | 2,85 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Videos.zip | 57,56 MB | Unknown | Ver/Abrir |