Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57201

TítuloO desenvolvimento de hábitos positivos no processo de ensino-aprendizagem do violino: exercícios de relaxamento
Outro(s) título(s)The development of positive habits in the teaching-learning process of the violin: relaxation exercises
Autor(es)Ferreira, Vera Lúcia Carvalho Lima
Orientador(es)Abeijón, Ricardo Iván Barceló
Palavras-chavePostura
Relaxamento
Hábitos positivos
Ensino-aprendizagem
Posture
Relaxation
Positive habits
Teaching-learning
Data2017
Resumo(s)O presente Relatório de Estágio, desenvolvido ao longo do ano letivo 2015/2016, no Conservatório de Música de V.N. de Famalicão – ArtEduca, teve como principal objetivo explanar a importância da realização de exercícios de relaxamento a fim de melhorar a aprendizagem do violino. Em concreto, este projeto tem o intuito de induzir nos alunos a consciência da importância do corpo e do seu correto uso na otimização da prática do instrumento. O objetivo da investigação era perceber se incentivar um melhor conhecimento da higiene postural e, o uso adequado da respiração, aliados a uma seleção de exercícios de relaxamento, podiam tornar-se hábitos positivos no estudo do violino, e, finalmente, verificar se essas práticas são benéficas efetivamente para o processo de ensino-aprendizagem. A intervenção pedagógica, assente na metodologia de investigação/ação com carácter exploratório, foi avaliada a partir da observação participativa e não participativa, de questionários realizados aos alunos intervenientes e professores da classe, e através de gravações vídeo em dois momentos concretos, para identificar que hábitos estão presentes no estudo individual dos alunos. Com base em literatura existente foram implementadas práticas e estratégias para o reconhecimento de posturas erradas na prática do instrumento e para realizar exercícios que promovam o relaxamento na prática do instrumento, visando melhorar a eficácia do ensinoaprendizagem do violino, procurando dados que possam orientar no futuro sobre este aspeto do ensino deste instrumento. Os exercícios realizados foram retirados de: Playing (less) Hurt: An Injury Prevention Guide to Musicians (2009) de Horvath, Life Class (1986) de Menuhin, e da minha experiência como aluna de ioga.
The present Internship Report, developed during the academic year 2015/2016, in the Conservatory of Music of V.N. de Famalicão - ArtEduca, had as main objective to explain the importance of relaxation exercises in order to improve the learning of the violin. Specifically, this project intends to induce in students the awareness of the importance of the body and its correct use in the optimization of the instrument practice. The aim of the research was to understand whether to encourage a better knowledge of postural hygiene and the proper use of breathing, along with a selections of relaxation exercises, could become positive habits in the study of the violin, and finally, to verify if these practices are actually beneficial to the teaching-learning process. The Pedagogical intervention, based on exploratory research/action methodology, was evaluated with participant and non-participant observation, questionnaires to the intervening students and class teachers and through video recordings in two concrete moments to identify which habits are present in the student's individual study. Based on existing literature, practices and strategies were implemented to recognize wrong postures in the practice of the instrument and to perform exercises that promote relaxation in the practice of the instrument, aiming to improve the teaching-learning efficacy of the violin, looking for data that can guide in future about this aspect of teaching this instrument. The exercises were taken from Playing (less) Hurt: An Injury Prevention Guide to Musicians. (2009) from Horvath, Life Class (1986), from Menuhin, and from my experience as a yoga student.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57201
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Vera Lúcia Carvalho Lima Ferreira.pdf2,85 MBAdobe PDFVer/Abrir
Videos.zip57,56 MBUnknownVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID