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https://hdl.handle.net/1822/57187
Título: | Trabalho cooperativo: implementação de experiências de aprendizagem em Estudo do Meio e Ciências Naturais |
Outro(s) título(s): | Cooperative work: implementation of learning experiences in the Study of the Environment and Natural Sciences |
Autor(es): | Assis, Ana Margarida Pinto |
Orientador(es): | Guimarães, Fernando |
Palavras-chave: | Aprendizagem cooperativa Ensino de ciências 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico Cooperative learning Science teaching 1st cycle and 2nd cycle of Basic Education |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | O estudo que aqui se apresenta foi realizado tendo por base a Intervenção Pedagógica
desenvolvida no âmbito do Estágio do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de
Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Pretendeu-se verificar de que forma a
implementação de métodos de aprendizagem cooperativa promoveram o ensino das ciências, dadas as
suas vantagens tanto a nível cognitivo como social.
A investigação contemplou os seguintes objetivos: promover o ensino das ciências através da
aprendizagem cooperativa; proporcionar a aprendizagem de conteúdos científicos tendo por base a
implementação de métodos de aprendizagem cooperativa; promover experiências de aprendizagem
significativas; desenvolver competências associadas à aprendizagem cooperativa, nomeadamente no
domínio cognitivo e social; fomentar a responsabilidade individual e de grupo e, finalmente,
desenvolver, por parte dos alunos, um espírito de partilha e cooperação.
Assim, para a concretização destes objetivos, foram realizadas um total de dez sessões de
intervenção, cinco em cada ciclo de ensino, sendo que a turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) era
composta por 15 alunos e a turma de 2.º CEB por 26 alunos. As sessões desenvolveram-se com base
nos conteúdos de ciências, sendo que o seu desenvolvimento e aprendizagem construiu-se a partir da
implementação de métodos de aprendizagem cooperativa. Em cada uma dessas sessões foram
recolhidos dados a partir de questionários de autoavaliação, de diários de aula e de inquéritos por
questionário, que posteriormente foram analisados e interpretados. Todas as sessões foram
desenvolvidas com base numa metodologia de investigação-ação.
Os resultados mostram que a implementação de métodos de aprendizagem cooperativa
contribuiu, efetivamente, para as aprendizagens dos alunos e para o seu desenvolvimento a nível
cognitivo e social. Estes resultados foram obtidos em ambos os ciclos de ensino, comprovando-se
assim que desde que orientado e mediado, os alunos conseguem de forma autónoma construírem o
seu conhecimento, nomeadamente em ciências, e tornarem-se responsáveis por ele. The study presented here was performed based on the Pedagogical Intervention developed in the scope of the Master’s in Basic Education (1st cycle) and in Teaching of Science and Mathematics in Basic Education (2nd cycle). It is intended to verify how the implementation of cooperative learning methods promotes the teaching of science, given its cognitive and social advantages. The research includes the following objectives: to promote science teaching through cooperative learning; to provide learning of scientific content based on the implementation of cooperative learning methods; promote learning significant experiences; develop skills associated with cooperative learning, particularly in the cognitive and social domain; promote individual and group responsibility and, finally, developing a spirit of sharing and cooperation by students. So, in order to achieve these objectives, a total of ten intervention sessions were carried out, five in each teaching cycle, being that, the 1st cycle of Basic Education (BE) was composed of 15 students and the group of 2nd cycle of BE by 26 students. The sessions were developed based on the contents of science, and their development and learning was built from the implementation of cooperative learning methods. In each of these sessions data were collected from self-assessment questionnaires, class diaries and questionnaire surveys, which were then analyzed and interpreted. All sessions were developed based on a research-action methodology. The results show that the implementation of cooperative learning methods has effectively contributed to students' learning and to their cognitive and social development. These results were obtained in both teaching cycles, proving that since guided and mediated, students can autonomously build their knowledge, especially in science, and become responsible for it. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57187 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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