Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/57093
Título: | Culturas de escola e excelência académica |
Outro(s) título(s): | School culture and academic excellence |
Autor(es): | Torres, Leonor Lima |
Palavras-chave: | Cultura de escola Efeito-escola Estilos de liderança Excelência académica Escola pública |
Data: | 2018 |
Citação: | Torres, Leonor L. (2018). Culturas de escola e excelência académica. In Leopoldo Cabrera (Coord.), Fracturas sociales y educativas: Desafíos para la sociología de la educación. Fraturas sociais e educativas: Desafios para a sociologia da educação (pp. 69-79). Universitat de València: Institut de Creativitat i Innovaciones Educatives de la Universitat de València, Colección Monografies & Aproximacions nº5. |
Resumo(s): | A presente comunicação visa analisar os efeitos da cultura de escola na construção da excelência académica no contexto da escola pública portuguesa. Do ponto de vista teórico-conceptual, apresenta-se uma proposta analítica sobre as várias faces da cultura de escola e a sua associação a diferentes perfis de liderança. A exploração empírica das relações entre cultura, liderança e excelência é orientada por um estudo multicasos realizado em quatro escolas públicas do ensino secundário localizadas em diferentes regiões de Portugal. Mobilizam-se em particular os dados provenientes da análise documental, dos inquéritos por questionário e das entrevistas individuais e coletivas realizadas a alunos com diferentes níveis de desempenho. Os principais resultados apontam para a relevância do efeito-escola no desenvolvimento de figurinos organizacionais e de determinados estilos e padrões de liderança e, em particular, no condicionamento das representações dos alunos face à organização escolar e à liderança do Diretor. This communication aims to analyze the effects of school culture on the construction of academic excellence in the context of the Portuguese state school. From a theoretical-conceptual point of view, an analytical proposal is presented on the various faces of the school culture and its association with different leadership profiles. The empirical exploration of the relationships between culture, leadership and excellence is guided by a multi-case study carried out in four state secondary schools located in different regions of Portugal. In particular, data from documentary analysis, questionnaires and individual and collective interviews conducted with students with different levels of performance are mobilized. The main results point to the relevance of the school effect in the development of organizational strategies and certain styles and patterns of leadership and, in particular, in the conditioning of the students’ representations to the school organization and the leadership of the Director. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57093 |
ISBN: | 978-84-09-06760-2 |
Versão da editora: | https://www.uv.es/icieweb/Llibres/N5_FracturasSocialesEducativas.pdf |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LLT e-book N5_FracturasSocialesEducativas_v2.pdf | 3,14 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons