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https://hdl.handle.net/1822/56606
Título: | Auditing the innovation in providing eating and drinking experiences |
Outro(s) título(s): | Auditar a inovação no fornecimento de experiências alimentares |
Autor(es): | Derom, Sandra Marie Evelyn Christiane |
Orientador(es): | Azevedo, António Joaquim Araújo de Carneiro, Maria João Aibéo |
Palavras-chave: | Innovation Experience Innovative experiences Consumer Restaurant Scale Inovação Experiência Experiências inovadoras Consumidor Restaurante Escala |
Data: | 16-Jul-2018 |
Resumo(s): | Each time we interact with an organization, we have an experience and this is intimately
personal. Firms compete with each other to provide positive experiences to consumers.
Some firms want to provide more than only positive experiences; they want to provide
consumers with innovative experiences. This is the case of some restaurants. Some
restaurant managers want to audit the innovation in providing eating and drinking
experiences. The restaurant sector is highly competitive, very sensitive to the
macroeconomic context and there is an urge to adapt continuously to the changing
needs of consumers. What aspects are used by consumers to describe an innovative
experience they had in a restaurant? A review of the literature demonstrated the study of
innovative experiences is recent and no response was found to this question. Therefore
this PhD thesis aimed at closing this gap and pursued the research purpose of
developing a scale for innovative experiences in restaurants perceived by consumers at a
post-consumption stage. The methodology to develop the scale involved 4 steps:
specification of the construct domain under research, item generation, scale purification
and scale validation. The study included two phases of data collection, an initial
qualitative phase followed by a second phase involving a quantitative methodology. The
empirical studies were performed with restaurant consumers in Portugal and Belgium.
This process resulted in a reliable and valid scale with 8 dimensions and 30 items which
explains significantly future behavioral intention. Through the measurement of
innovative experiences now the management of innovative experiences also becomes
possible. This scale has particular relevance for restaurants but also for consumers and
public and private entities that are interested in innovation in providing eating and
drinking experiences. Through the creation of this measurement instrument, this PhD
thesis aims to contribute to a stimulation of innovation in the restaurant sector. Cada vez que interagimos com uma organização, temos experiências e estas são intimamente pessoais. As empresas competem umas com as outras para fornecer experiências positivas aos consumidores. Algumas empresas querem fornecer mais do que só experiências positivas, querem fornecer experiências inovadoras. É o caso de alguns restaurantes. Alguns gerentes de restaurantes pretendem auditar a inovação no fornecimento de experiências alimentares. O sector da restauração é bastante competitivo, muito sensível ao contexto macroeconómico e existe uma pressão de adaptação contínua à mudança das necessidades dos consumidores. Que aspectos são utilizados pelos consumidores para descrever a experiência inovadora que tiveram num restaurante? A revisão da literatura demonstrou que o estudo das experiências inovadoras é recente e não foi encontrada uma resposta a esta pergunta. Como tal, esta tese de doutoramento pretendeu preencher esta lacuna e teve como objectivo de investigação o desenvolvimento de uma escala de experiências inovadoras em restaurantes percepcionadas pelos consumidores depois do seu consumo. A metodologia para desenvolver a escala envolveu 4 etapas: a especificação do domínio de investigação, a geração dos itens, a purificação e a validação da escala. Este estudo utilizou duas fases de recolha de dados, uma fase inicial qualitativa seguida de uma fase envolvendo uma metodologia quantitativa. Os estudos empíricos foram realizados com consumidores de restaurantes em Portugal e na Bélgica. Este processo resultou numa escala fiável e válida com 8 dimensões e 30 itens que explica de forma significativa a intenção comportamental futura. Com a medição de experiências inovadoras também será agora possível a sua gestão. Esta escala tem particular relevância para os restaurantes e também para os consumidores e as entidades públicas ou privadas que têm interesse na área da inovação no fornecimento de experiências alimentares. Com a criação deste instrumento de medição, este trabalho de doutoramento pretende contribuir para a estimulação da inovação no sector da restauração. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Marketing e Estratégia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/56606 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
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