Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/56605

TítuloPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID): um contributo para o (des) encantamento do licenciando em Geografia do IFRN
Outro(s) título(s)Institutional Scholarship Initiative Program (PIBID): a contribution to the (dis)enchantment of the licentiate in Geography of the IFRN
Autor(es)Miranda, Levi Rodrigues de
Orientador(es)Viana, Isabel Carvalho
Palavras-chaveIniciação à prática docente
Encantamento com a profissão professor
Formação docente
PIBID
Introduction to teaching practice
Enchantment with the teacher profession
Teacher training
Data17-Jul-2018
Resumo(s)O estudo apresentado refere-se à investigação submetida à Universidade do Minho (UM) para a obtenção do grau de Doutor em Ciências da Educação, especialidade em Desenvolvimento Curricular. A temática da nossa pesquisa desenvolvida é, intitulada “Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência(PIBID): um contributo para o (des) encantamento do licenciando em geografia do IFRN. Esta tese tem por objetivo analisar as contribuições do PIBID, na decisão pessoal do licenciando em geografia do IFRN, Campus Natal Central, sobre seu (des)encantamento para ser professor. O PIBID, programa do Ministério da Educação do Brasil, tem como foco da política educacional brasileira elevar a qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores, antecipando o vínculo entre os licenciandos, a sala de aula e os ambientes escolares na rede pública de educação básica do país, articulando o Ensino Superior à escola de Educação Básica e aos sistemas de educação. Segundo a fundamentação política do referido programa, através da iniciação à prática docente, o aluno-professor teria condições para fazer uma reflexão sobre a sua futura atuação profissional. Perspectiva-se que o PIBID possa permitir a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de geografia dos alunos do ensino fundamental e médio nas escolas públicas da cidade de Natal/RN, e acrescente algumas estratégias de aprendizagem inovadoras nas aulas de geografia, articuladas com as práticas educacionais, formas de fazer, já desenvolvidas pelos professores da ciência geográfica. Assim, o PIBID serve como um contributo ao antecipar, logo no início do curso de licenciatura, o convívio do aluno-professor de geografia do IFRN com a realidade que se apresenta no ensino público. Com este focus, realizou-se uma pesquisa de cariz quantitativo e qualitativo, compreensiva, explorando ideias a partir das contribuições teóricas de vários autores que estudam esta problemática, pois, assim entendemos que um estudo misto atende com mais ou propriedade às diferentes concepções de se investigar um problema, permitindo uma maior inteligibilidade dos dados face à pluralidade de informações obtidas. Quanto às opções metodológicas, optou-se por análise de documentos que se referem à política de formação de professores no Brasil e documentos oficiais que regulam o funcionamento do PIBID. Utilizamos também o inquérito por questionário e conversas informais. Para a pesquisa de dados, os questionários foram constituídos com questões abertas e fechadas, de forma clara e precisa, sendo aplicados diretamente aos sujeitos envolvidos na pesquisa. Ressalte-se que este estudo ficou delimitado à edição 2011/2013 do PIBID na área do subprojeto da licenciatura em Geografia. Portanto, o universo da pesquisa abrangeu oito escolas da rede estadual de educação básica do estado do Rio Grande do Norte, com a participação de quarenta e dois (42) licenciandos, contratados como bolsistas e oito (8) supervisores de escola da Educação Básica, contando ainda com a participação de sete (7) ex bolsistas de edições anteriores. Os principais resultados alcançados apontam que o referido programa proporciona aos estudantes em formação a oportunidade de uma tomada de decisão pessoal consciente e refletida sobre o ato de ensinar, assumindo, encantando-se, realmente com sua futura profissão e desenvolvimento profissional. A este respeito, os resultados apontam para a relevância do PIBID no sentido de permitir o engajamento pleno do profissional em seu próprio processo de aprendizagem, no que se refere à qualificação de competências, conhecimentos, sentimentos e postura ética relativos à profissão. Estes resultados remetem para algumas sugestões futuras de implantação de novos programas governamentais que permitam uma melhor qualidade na iniciação à docência, particularmente, proporcionando a estes licenciandos em formação superior um encantamento pela profissão. Como observamos na pesquisa, o PIBID é um programa que fomenta uma formação crítica, vinculando teoria e prática, permitindo ao licenciando vivenciar experiências significativas para a sua formação docente. Estima-se, pois, que o investimento resulte numa maior valorização e qualificação dos profissionais que atuam no sistema educacional do país, contribuindo dessa forma para que a sociedade brasileira se liberte do julgo da mídia manipuladora, injusta, imprópria, que ora manipula a opinião pública através da persuasão de ideologias dominantes, desorientando, assim, a nação brasileira.
The present study refers to the research submitted to the University of Minho (UM) to obtain a PhD in Education Sciences, a specialty in Curriculum Development. The theme of our research is entitled "Institutional Grant Initiation Program (PIBID, in Portuguese): a contribution to the (dis)enchantment of the IFRN geography graduate." Its objective is to analyze the contributions of PIBID to the personal decision of the graduate in geography from the IFRN, Campus Natal Central, about his/her (dis)enchantment to be a teacher. PIBID, a program of the Brazilian Ministry of Education, focuses on the Brazilian educational policy to raise the quality of academic actions aimed at initial teacher formation, anticipating the link between those under licentiate studies, the classroom and the school environments in the public network of Basic Education in the country, linking Higher Education to Basic Education and to the education systems. According to the policy foundation of the program here mentioned, through the initiation to the teaching practice, the student-teacher would be able to make a reflection on his future professional performance. It is expected that the PIBID will allow the improvement of the teaching-learning process of geography of the elementary and high school students in the public schools of the city of Natal/RN, and add some innovative learning strategies in the geography classes, articulated with the educational practices, manners of doing, already developed by the teachers of the geographical science. Thus, PIBID serves as a contribution by anticipating, at the beginning of the undergraduate course of licentiateship, the interaction of the IFRN geography student-teacher with the reality that public education faces at present. With this focus, a quantitative and qualitative, comprehensive research was carried out, exploring ideas from the theoretical contributions of several authors who study this problem, therefore, we understand that a mixed study responds more to the different conceptions to investigate a problem, allowing greater intelligibility of the data against the plurality of the information obtained. As for the methodological options, we opted for analysis of documents that refer to the policy of teacher formation in Brazil and official documents that regulate the operation of PIBID. We also used the survey through questionnaire and informal conversations. For the data search, the questionnaires were constituted with open and closed questions, in a clear and precise way, being directly applied to the subjects involved in the research. It should be emphasized that this study was limited to the 2011/2013 edition of PIBID in the area of the subproject of the licentiateship in Geography. Therefore, the research universe encompassed eight schools of the state basic education network in the state of Rio Grande do Norte, with the participation of forty-two (42) graduates-to-be, hired as scholarship holders and eight (8) primary school supervisors, and seven (7) former scholarship recipients from previous editions. The main results achieved indicate that the program provides the students in training with the opportunity of a conscious and reflected personal decision making about the act of teaching, assuming, being enchanted, really, with their future profession and professional development. In this respect, the results point to the relevance of the PIBID in order to allow the full engagement of the professional in his/her own learning process, regarding the qualification of skills, knowledge, feelings and ethical posture related to the profession. These results refer to some future suggestions for the implementation of new government programs, which allow for a better quality in teaching initiation, in particular, giving these higher education graduates an enchantment by their profession. As we observed in the research, PIBID is a program that fosters a critical formation, linking theory and practice, allowing the licentiate-to-be to live significant experiences for his/her teacher formation. It is, therefore, estimated that the investment will result in a greater appreciation and qualification of the professionals who work in the country's educational system, thus, contributing to the Brazilian society to free itself from the judgment of the manipulative, unjust, improper media that now manipulates public opinion through the persuasion of dominant ideologies, so, disorienting the Brazilian nation.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Ciências da Educação (Especialidade de Desenvolvimento Curricular)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/56605
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Levi Rodrigues de Miranda.pdf8,15 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID