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dc.contributor.advisorAlves, Anabela Carvalhopor
dc.contributor.authorOliveira, Inês Sofia Solinopor
dc.date.accessioned2018-10-25T08:09:58Z-
dc.date.issued2018-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/56566-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrialpor
dc.description.abstractA presente dissertação surge no âmbito do 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial e teve como base um projeto desenvolvido em contexto industrial na Gewiss Portugal com o objetivo de melhorar o seu sistema de abastecimento interno aplicando princípios Lean Thinking. Ao longo do projeto de investigação a metodologia utilizada foi a Investigação – Ação que se divide em cinco fases: diagnóstico, planeamento, ação, avaliação e especificação da aprendizagem. Após ser realizada a revisão da literatura que culmina na integração do pensamento Lean com a Logística e apresentada a empresa, descreveu-se e analisou-se criticamente o sistema de abastecimento interno com o objetivo de identificar pontos fortes, fracos e oportunidades de melhoria. O principal objetivo foi uniformizar o processo de abastecimento das linhas de produção que era realizado em duas rotas pelo comboio logístico e numa pequena rota por um empilhador. Para isso foi realizado um estudo de tempos a partir do qual se concluiu que existia um desequilíbrio entre os tempos de execução de cada rota. Ainda durante a análise crítica foram identificados alguns desperdícios na forma como algumas tarefas eram executadas, nomeadamente quanto a movimentações dos operadores e transporte de materiais. Em seguida foram propostas e implementadas algumas ações de melhoria recorrendo a ferramentas Lean, nomeadamente, normalização e gestão visual. Começou-se por introduzir as linhas que eram abastecidas pelo empilhador nas voltas do comboio e foi conseguido um melhor balanceamento nos tempos de execução de cada rota tal como pretendido, tendo sido estabelecidas novas paragens de cada rota e novas atividades por paragem. Foram ainda criadas ajudas visuais para a realização das mesmas. Adicionalmente, foram estabelecidos novos horários de funcionamento das voltas que levaram a uma uniformização no número de códigos picados nas voltas ao longo do dia e, por fim, foram normalizadas as atividades. Com a inclusão das novas linhas nas rotas do comboio conseguiu-se um ganho de cerca de 80 minutos por dia nas atividades do operador que realizava os abastecimentos do PT004. A definição de novos horários para o comboio diminui em duas o número de voltas por dia o que equivale a 60 minutos. Com as propostas implementadas foram alcançados ganhos tangíveis – como a redução do número de voltas do comboio por dia de 18 para 16– e ganhos intangíveis como a facilitação do trabalho do operador do comboio logístico com ajudas visuais nas rotas e a diminuição da variação do número de códigos picados por volta ao longo do dia – redução de 5 unidades no desvio padrão do número de códigos picados em relação à média.por
dc.description.abstractThe present dissertation was developed on the scope of the 5th year of the Integrated Master in Industrial Engineering and Management and its base was a project developed in an industrial environment at Gewiss Portugal with the goal of improving its internal supply system applying Lean Thinking principles. During the investigation project, the methodology used was Action-Research which is divided in five phases: diagnose, plan, act, evaluate and specification of the learning. After the literature review, which led to the integration of Lean Thinking and Logistics, and the presentation of the company, the internal supply system was described and critically analyzed with the purpose of identifying strengths, weaknesses and improvement opportunities. The main goal was to uniformize the supply process of the production lines which was performed in two routes by a milk run and one small route using a forklift. To do that, there was made a times study from which was concluded that there was an imbalance between the times of execution of each route. Still during the critical analysis were identified some wastes on the way the tasks were performed such as movements and materials transport. Then, there were proposed and implemented some improvement actions using Lean tools such as standardization and visual management. First the production lines that were supplied using the forklift were integrated on the routes of the milk run and there was achieved a better balancing between the times of execution of each route, as desired. New stops and activities were defined for each route and there were created visual helps to perform them. Additionally, there were set new schedules for the milk run that led to the standardization of the number of codes scanned on each tour along the day and, finally, the activities were standardized. With the integration of all the lines on the routes of the milk run there was achieved a gain of 80 minutes per day for the operator who used the forklift. The definition of new schedules for the milk run led to a reduction of two tours per day, which equals to 60 minutes. With the implemented actions, there were achieved tangible gains – reduction on the number of tours of the milk run from 18 to 16 per day – and intangible gains such as the simplification of the work done by the milk run operator using visual helps and reduction of the variation on the number of codes scanned on each tour along the day – reduction of 5 units on the standard deviation of the number of scanned codes compared to the mean.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectLean Thinkingpor
dc.subjectAbastecimento internopor
dc.subjectComboio logísticopor
dc.subjectUniformizaçãopor
dc.subjectInternal supplypor
dc.subjectMilk runpor
dc.subjectStandardizationpor
dc.titleMelhorias no sistema de abastecimento interno aplicando princípios Lean Thinking numa empresa de material elétricopor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201986035por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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