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TítuloReorganização de um armazém interno e melhoria dos seus processos numa empresa da indústria da construção
Autor(es)Costa, Daniela Filipa Araújo da
Orientador(es)Telhada, José
Palavras-chaveGestão da cadeia de abastecimento
Armazenagem
Política de armazenagem baseada em classes
Normalização de processos
Supply chain management
Warehousing
Class-based storage assignment policy
Processes’ normalization
Data2018
Resumo(s)O aumento da complexidade das operações logísticas das empresas, bem como a crescente exigência por parte dos consumidores, tem conduzido a uma maior preocupação com a minimização dos custos logísticos, com o aumento da sua eficiência e do nível de serviço prestado aos clientes. A presente dissertação retrata o estudo conduzido no armazém de materiais de uma empresa pertencente ao setor da construção, a Domingos da Silva Teixeira, S.A., e objetiva a realocação e reorganização dos materiais do armazém, assim como a normalização dos seus processos, visando uma maior eficiência das operações e melhoria do desempenho da empresa. O acompanhamento diário realizado no armazém permitiu constatar algumas problemáticas com as suas operações, nomeadamente a arrumação ineficiente e sem critérios definidos, processos administrativos morosos, inexistência de identificação dos materiais, ausência de controlo com os inventários, entre outros. Estes problemas afetam a produtividade do armazém e geram inúmeros desperdícios. Para colmatar estas ineficiências, foram implementadas algumas alterações, mais concretamente uma política de armazenagem baseada em classes, passando pela identificação de todos os materiais, a aplicação da metodologia 5S, a uniformização dos lotes e unidades de armazenagem, a definição de novos horários, e a normalização dos processos. Foram ainda propostas algumas ações de melhoria dos fluxos informacionais, como a inserção do código de barras e dos sistemas MRP e Kanban para automatizar os processos de receção e expedição, e de compras de materiais, respetivamente. A implementação da política de armazenagem baseada em classes permitiu uma redução de 10% das distâncias de picking, resultando numa poupança de mais de 21,25km desta distância anualmente. As restantes implementações conduzidas no armazém de materiais garantiram a minimização do tempo despendido na recolha dos materiais e a redução de desperdícios, como o número de movimentos de recolha dos materiais. Adicionalmente, as alterações possibilitaram ainda uma melhoria da gestão visual e da organização e maior fluidez na execução dos processos. Verifica-se, desta forma, que o estudo conduzido proporcionou um aumento da produtividade da empresa.
The increasing complexity of logistics operations and demanding costumers has been leading companies to express concerns related to the minimization of its logistics costs and increasing of its efficiency and service level. This dissertation is the result of a study conducted in the warehouse of Domingos da Silva Teixeira S.A. and is aimed at the reorganization and reallocation of its products inside the warehouse, as well as the normalization of its processes. The observation and tracking of the warehouse processes allowed for the identification of some problems. The storage of materials was inefficient and without criteria, the administrative processes were time-consuming and there was not identification of the products or inventory control. These problems affect the warehouse’s productivity directly and contribute for the accumulation of waste in its operations. Some implementations were conducted to suppress these inefficiencies, namely the class-based storage assignment policy with the ABC analysis under the criterion picking movements frequency; the identification of the products; the implementation of 5S methodology of lean manufacturing; the uniformization of storage batches and units; processes’ normalization and the definition of a schedule for attending suppliers and company collaborators. In addition, the implementation of bar code and MRP and Kanban systems to automatize the reception, expedition and purchase processes is recommended. The implementation of the class-based storage assignment policy allowed for the reduction of the picking distance in 10%, resulting in an absolute saving of more than 21.25km yearly. The remaining implementations ensured the minimization of picking time, waste reduction and the improvement of visual management and processes fluidity. Therefore, this study contributed to an increase in the company’s productivity.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia de Sistemas
URIhttps://hdl.handle.net/1822/56521
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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