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https://hdl.handle.net/1822/56476
Título: | “Brincar com a Ciência” em contextos socioeconómicos vulneráveis |
Autor(es): | Saavedra, Inês Oliveira, Clara Costa Nobre, Alexandra |
Palavras-chave: | Educação ao longo da vida Comunicação de ciência Contextos socioeconómicos vulneráveis Ciências naturais |
Data: | 2018 |
Editora: | SciCom Pt (Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal) |
Resumo(s): | A comunicação de Ciência, ao democratizar a Ciência em vários meios, contribui para um público leigo mais informado e reflexivo, e consequentemente para uma sociedade mais igualitária. Neste sentido, o Mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária) há 5 anos que produz trabalho significativo em colaboração com o projecto STOL - Science Through Our Lives da Universidade do Minho. Esta parceria tem trabalhado com um público maioritariamente adulto (e.g., idosos em universidades seniores e lares de terceira idade, toxicodependentes institucionalizados, veteranos de guerra, entre outros), recorrendo a métodos de investigação-ação da educação não formal. Nesta comunicação apresentaremos a oficina “Brincar com a Ciência”, desenhada para crianças e jovens de bairros sociais da cidade do Porto, e que, em diversas sessões, procurou: (i) favorecer o desenvolvimento sustentável (sensibilizando para a reutilização de materiais considerados lixo e valorizando igualmente o trabalho desenvolvido por rapazes e raparigas); (ii) promover o empoderamento ao nível pessoal e social (motivando para as áreas de STEM, de forma a prevenir o abandono e insucesso escolar, e desenvolvendo a capacidade de observação e de resolução de problemas); (iii) estimular relações interpessoais positivas entre as crianças e jovens (incentivando o trabalho colaborativo). “Brincar com a Ciência” valorizou atividades hands-on e de resolução de desafios e contou com os seguintes módulos: (i) luz (construção de pseudo-hologramas, aplicações da luz/sombra, construção de caleidoscópios e recriação de fogo de artifício); (ii) som (“visualização” das ondas sonoras e construção de instrumentos musicais); (iii) um laboratório na cozinha (produção de cristais). A avaliação das atividades foi contínua, tendo por base inquéritos por questionário, preenchidos pelos/as participantes, e a observação participante da estagiária, registada num diário de bordo. As atividades desenvolvidas permitiram explicar a Ciência presente em fenómenos do dia a dia e provocaram, no público-alvo, um interesse acrescido em relação à mesma. Paralelamente, propiciaram, por um lado, constatar algumas dificuldades relacionadas com capacidade de concentração, motricidade fina e autonomia e, por outro, verificar uma evolução no sentido de confiança e responsabilidade, na criatividade e no consumo mais responsável por parte das crianças e jovens. |
Tipo: | Poster em conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/56476 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | DBio - Comunicações/Communications in Congresses |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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